Em Tempo
Produção do audiovisual cearense
Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realiza “Seminário Ceará Filmes”, em formato híbrido, nos dias 18 e 19 de novembro, em Fortaleza, com gestores, instituições e profissionais do audiovisual cearense e nacional. Inscrições gratuitas no site mapacultural.secult.ce.gov.br.
O evento tem como objetivo discutir junto com a sociedade civil as bases e as diretrizes para a construção e implementação da empresa pública Ceará Filmes, para o fomento ao desenvolvimento da produção do audiovisual em conexão com a arte e a cultura digital.
Finalistas do Prêmio Jabuti 2024
Ceará tem chance de trazer para casa duas estatuetas do Prêmio Jabuti 2024. No início deste mês, dia 5, foram anunciados pela Câmara Brasileira do Livro os finalistas, com o nome dos cearenses Dalgo Silva e Cláudia Sousa Leitão entre os selecionados das 22 categorias.
Eles concorrem como “Escritor Estreante – Poesia” e “Não-ficção -Economia Criativa”, respectivamente. A cerimônia de premiação do Jabuti ocorrerá em 19 de novembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP). Lista com os finalistas no site www.premiojabuti.com.br/jabuti.
Homenagens no 34º Cine Ceará
Foto: Guilherme Silva
Rodger Rogério em show no Cineteatro São Luiz em janeiro de 2024
Dois artistas cearenses, Rodger Rogério e Gero Camilo, e uma instituição de ensino, a Universidade Federal do Ceará, serão homenageados no Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema que acontece de 9 a 15 de novembro em Fortaleza, com programação gratuita.
O festival terá exibições de 15 longas e 32 curtas-metragens em mostras competitivas e não-competitivas, no Cineteatro São Luiz, na Caixa Cultural e na plataforma Itaú Cultural Play. Haverá também Cinema na Praça, com outras obras audiovisuais, na Praça do Ferreira.
Ainda Estou Aqui’ nos cinemas
Aclamado pela crítica e uma das principais apostas para o Oscar de 2025, com direção de Walter Salles, o filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, chegou aos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro.
O filme também será exibido por uma semana em Nova York e Los Angeles. O lançamento faz parte da campanha para o Oscar 2025 e deve ocorrer no dia 17 de janeiro em território estadunidense, sendo levado aos cinemas de todo o país no dia 14 de fevereiro.
Morre o cantor Agnaldo Rayol
Morreu no dia 4 de novembro cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, em Santana, bairro na zona norte de São Paulo. Com mais de 70 anos de carreira, era conhecido pela voz de barítono e músicas românticas. Fez sucesso cantando e apresentado em atrações da TV brasileira.
O artista nasceu em 1938, no Rio de Janeiro. Na década de 1970, participou de novelas da Record TV, como As Pupilas do Senhor Reitor e Atima Testemunha. Entre seus sucessos na música, se destacam interpretações das canções italianas Mia Gioconda e Tormento D’Amore.
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.