EM TEMPO
30 anos sem o artista carioca Tom Jobim
A morte do cantor Tom Jobim completou 30 anos no dia 8 de dezembro, mas o legado do cantor e compositor carioca segue sendo reverenciado. Um dos precursores da Bossa Nova, o artista lançou canções lembradas como algumas das mais importantes do Brasil.
Tom Jobim faleceu aos 67 anos após uma parada cardíaca em um hospital próximo do apartamento onde morava, em Nova York. Assim como João Gilberto e Vinícius de Moraes, ele é apontado como um dos principais músicos a levar a música popular brasileira para o exterior.
20ª edição da Feira da Música no Cariri
18 apresentações artísticas, feira criativa, quatro oficinas formativas e construção de políticas setoriais em coletivo marcaram a 20ª Feira da Música, evento que há mais de 20 anos movimenta o setor no Ceará. Neste ano, ela retorna ao formato presencial no Crato, no Cariri.
Alice David, Mateus Fazeno Rock, Zé de Guerrilha e Luana Flores se apresentaram na programação da 20ª Feira da Música, de 11 a 14 de dezembro. Edição teve como destaque, também, retomada da Rede Música Brasil, iniciativa da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Título de Doutor Honoris Causa da UFC
Foto: Ribamar Neto/UFC
Eudoro Santana ao lado do reitor Custódio Almeida, e de seu filho, ministro Camilo Santana
O engenheiro civil Eudoro Santana recebeu, em Fortaleza, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), com as presenças do reitor Custódio Almeida, da vice-reitora Diana Azevedo e de seu filho, o ministro da Educação, Camilo Santana.
Na cerimônia, dia 13 de dezembro, entre os convidados estavam o governador Elmano de Freitas e o senador Cid Gomes. Eudoro foi deputado estadual por quatro mandatos e exerceu diversos cargos na administração pública. É casado com Ermengarda de Amorim Sobreira.
Cearense no 35º Prêmio Shell de Teatro
Cearense Ana Marlene foi indicada pelo trabalho no monólogo “Egoísta” à categoria de melhor atriz no 35º Prêmio Shell de Teatro, que reconhece obras apresentadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A obra, também uma produção cearense, fez temporada no Rio de Janeiro.
Debates sobre etarismo, maternidade, papeis sociais e identidade pautam a peça, com 16 apresentações no Sesc Tijuca. “Egoísta” se baseia na história real da assistente social Josefa Feitosa, de 64 anos, que passou a mochilar pelo mundo depois dos 50 anos e da aposentadoria.
Cantor Geraldo Azevedo festeja 80 anos
Cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo retorna a Fortaleza em 2025 para mais um show. Desta vez, porém, por um motivo ainda mais especial: a celebração de seus 80 anos de idade. A apresentação ocorre no Teatro RioMar Fortaleza em 17 de maio, um sábado.
Na apresentação, o público irá ouvir clássicos como “Dia Branco”, “Táxi Lunar”, “Bicho de 7 de Cabeças” e outros sucessos do artista que marcaram gerações. A última passagem de Geraldo Azevedo ocorreu em outubro, quando fez show gratuito em Jericoacoara.
Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública. Feliz 2025!