Edilson Silva

Mostra “Nise – A Revolução pelo Afeto”
Em circulação pelo Brasil desde 2021, exposição gratuita sobre médica psiquiatra Nise da Silveira em Fortaleza une arte, afeto e saúde mental, na Caixa Cultural, na Praia de Iracema, até 1º de março. São 157 peças, entre obras de arte, fotografias, esculturas e documentos.
Basta atravessar entrada de “Nise – A Revolução pelo Afeto” para entender por que uma das estruturas da mostra tem exatamente a palavra afeto como destaque. Intrigante, o trabalho parte da mulher para descortinar pessoas, processos e análises cujo foco é o sentir humano

Curso regular de mandarim na UFC
O Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará está com matrículas abertas, até 19 de fevereiro, para curso regular de mandarim (língua chinesa). Podem se matricular pessoas com 14 anos completos ou mais, independentemente de vínculo ou não com a UFC.
Com nove semestres, cada um com carga horária de 64 horas, curso, em Fortaleza, tem estrutura dividida em três níveis (básico, intermediário e avançado). Os alunos desenvolverão as quatro habilidades relacionadas ao aprendizado da língua: fala, escuta, leitura e escrita

Caetano e Bethânia no Grammy 2026

Artistas baianos levaram o troféu da categoria de Melhor Álbum de Música Global
Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o Grammy na categoria de Melhor Álbum de Música Global, na noite de 1º de fevereiro. Os irmãos levaram o troféu pelo disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”, fruto da turnê que percorreu o Brasil e chegou a Fortaleza em 2024.
Os dois eram os únicos brasileiros indicados nesta edição do Grammy. Esta é a primeira vitória de Bethânia na premiação da música, enquanto Caetano conquistou terceiro Grammy da carreira. Os artistas não compareceram à cerimônia, realizada em Los Angeles (EUA).

“Bloco do Prazer” no Dragão do Mar
Para celebrar as diferentes festas e celebrações realizadas no Brasil, a exposição “Bloco do Prazer” está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. A mostra tem acesso gratuito e ficará disponível até maio de 2026.
Acervo tem obras de 33 artistas cearenses e mais de 50 artistas nordestinos; 14 trabalhos de produção recente ou comissionados que exploram corpo, som, rito, movimento, performance e ocupação da rua; e 13 coleções, aproximando contextos locais de leituras de alcance nacional.

Projetos intersetoriais de extensão
Professores e alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participaram do Seminário de Acompanhamento de Projetos Intersetoriais de Extensão: Rede Interset-CE, realizado, no dia 2 de fevereiro, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.
Quatro projetos de extensão da UVA foram apresentados no evento: Observatório da Educação; Nossa Incrível Terra (curso de Biologia); Educação Financeira e Ambiental (curso de Ciências Contábeis – Camocim); e Raízes do Conhecimento (curso de Agronomia – Acaraú).

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *