Festa de São Sebastião reúne comunidade e fortalece devoção dos Ipuenses

0
WhatsApp Image 2026-01-23 at 17.59.36 (1)

A Paróquia de São Sebastião, no município de Ipu, celebrou, de 10 a 20 de janeiro, a tradicional festa em honra ao seu padroeiro, São Sebastião, reunindo a comunidade paroquial e fiéis de diversas localidades. Neste ano, a festividade teve como tema “Família Cristã: testemunho de fé e esperança para um mundo em crise de valores”, reforçando a centralidade da família na vivência da fé cristã.
O dia dedicado ao padroeiro, celebrado nesta terça-feira (20/01), foi marcado por uma programação intensa e diversificada, com momentos de oração, devoção e celebrações eucarísticas ao longo de todo o dia. A Missa Solene de Encerramento foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, e concelebrada pelo pároco, padre Edmilson Eugênio, juntamente com os vigários paroquiais padre Valdir Braga e padre Ygor Leonardo
Em sua homilia, o bispo diocesano recordou que São Sebastião, que viveu no século III, é venerado e amado pela Igreja por ser um verdadeiro testemunho de Deus. Segundo Dom Vasconcelos, o santo foi alguém que encontrou o Absoluto e soube discerni-lo em sua vida, reconhecendo um soberano maior que o imperador Diocleciano.
“São Sebastião encontrou Jesus Cristo, aquele que nasceu em Belém de Judá, proclamado o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o rosto visível do Deus invisível. É este Absoluto que dá sentido à fé e à vida cristã”, destacou o bispo.
Nem mesmo as fortes chuvas impediram a expressiva participação dos fiéis, que, com fé e devoção, reuniram-se para louvar e bendizer a Deus pelas graças alcançadas por intercessão de São Sebastião, reconhecido pela Igreja como defensor da fé e protetor contra as pestes e enfermidades.
Ao final da celebração eucarística, os fiéis seguiram em procissão com a imagem de São Sebastião por algumas ruas da cidade, encerrando com alegria e esperança este itinerário espiritual, marcado pela renovação da fé e pelo fortalecimento da comunhão entre as famílias e a comunidade paroquial.

Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *