Festa Jubilar marca os 60 anos de sacerdócio do cônego Manoel Valdery da Rocha

0
padre valdery da rocha (16)

De 4 a 6 de dezembro, a comunidade paroquial de Cruz vivenciou um momento histórico de fé e gratidão durante as celebrações que marcaram os 60 anos de Ordenação Presbiteral do cônego Manoel Valdery da Rocha, pároco emérito da Paróquia de São Francisco de Assis, uma figura emblemática da cidade.
O presbítero foi ordenado em 06 de dezembro de 1964 no Seminário da Prainha, por Dom Raimundo Castro e Silva. Padre Valdery iniciou sua jornada sacerdotal com entusiasmo e dedicação. Após uma breve passagem por Acaraú, chegou à Cruz, há exatos 59 anos, onde permanece até os dias atuais, construindo uma trajetória marcada pela fé, humildade e amor aos seus irmãos.
A festa jubilar teve início na quarta-feira, 04, com a celebração do batismo de adultos, um rito que simboliza o renascimento na fé. Na quinta-feira, 05, foi a vez da celebração da Primeira Comunhão, momento marcante na vida das crianças e adolescentes.
No dia festivo, 06, a data exata do aniversário sacerdotal foi marcada pelo lançamento do livro: “Pe. Manoel Valdery da Rocha, sacerdote e professor”. A obra, escrita por Maria Lúcia Santos, narra não apenas os feitos pastorais do padre, mas também sua importância como educador e formador de novas gerações de cristãos. Em seguida, os presentes participaram da Missa em Ação de Graças presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano, na praça da Igreja Matriz.
Contou com a presença e concelebração dos padres: Monsenhor Nonato Timbó, vigário geral e pároco da Paróquia de São Manuel em Marco; Eudes Cruz, reitor do Seminário de Teologia em Fortaleza; Tomé da Silva, pároco da Paróquia de Sra. Sant’Ana, em Varjota; Jacó Sidarta, pároco da Paróquia de Cruz; Lucione Queiróz, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Alcântaras; Francisco Eduardo, pároco da Paróquia de São João Batista em Celsolândia; Assis Neto, administrador paroquial da Área Pastoral de Nossa Senhora da Saúde em Jordão e Júlio Nascimento, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Groaíras, e o jubilando, Padre Valdery. Os presbíteros contaram com o auxílio do diácono Candido Aguiar.
Além dos paroquianos, a celebração contou com a presença de religiosas, seminaristas e autoridades do município. A festa jubilar foi uma ocasião única para reforçar os laços de união entre a Paróquia de São Francisco de Assis e o cônego Manoel Valdery, bem como para renovar o compromisso de continuar a caminhada cristã com fé, dedicação e amor ao próximo, seguindo os exemplos deixados pelo pároco emérito.

Mini Biografia
Filho de João Lourival da Rocha e de Maria Edite Soares, nasceu aos 31 dias do mês de dezembro de 1938, na cidade de Morrinhos/CE. De família religiosa, desde cedo, demonstrou sua vocação para o sacerdócio. Após ter iniciado seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas de Morrinhos, ingressou no Seminário Diocesano São José, em Sobral (Betânia), seguindo para o seminário da Prainha, onde foi ordenado por Dom Raimundo de Castro e Silva, Bispo Auxiliar de Fortaleza.
Celebrou a sua primeira missa em Morrinhos no dia 20 de dezembro com grande participação e alegria da comunidade. Foi auxiliar de Monsenhor Sabino na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Acaraú por 7 meses e depois foi transferido para Cruz, em 12 de setembro de 1965, onde está até os dias de hoje.
Além de todos os feitos na paróquia, Padre Valdeyi foi fundador de escola, rádio e de associações comunitárias. Foi professor, reitor e vice-reitor da UVA; Diretor do ISTEP; da faculdade de Filosofia Dom José e do Museu Diocesano. Foi Vigário Geral da Diocese de Sobral e presidente nacional do Clero. Padre Valdery hoje é pároco emérito de Cruz, mas continua sendo uma forte personalidade na cidade que tanto ama.

Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *