Grendene conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol
Certificação reconhece a transparência da companhia na publicação de dados sobre emissões de gases de efeito estufa
A Grendene, principal exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais, acaba de dar mais um importante passo em sua jornada de sustentabilidade. Em cerimônia realizada no dia 17 de outubro, a detentora de marcas icônicas como Melissa, Rider e Ipanema recebeu o Selo Ouro, grau máximo do programa brasileiro GHG Protocol – principal ferramenta de identificação, controle e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa. Desde 2008, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro.
Depois de conquistar o Selo Prata em 2021, a Grendene apresentou os inventários completos auditados por terceira parte acreditada, a KPMG, e garantiu a certificação máxima. Para Carlos André Carvalho, gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, o reconhecimento é resultado de mais de 10 anos de transformações importantes para reduzir as externalidades da operação ao meio ambiente e às pessoas. “Buscamos monitorar indicadores-chave de consumo de água, energia, geração de resíduos e emissão de Gases de Efeito Estufa a fim de adotar ações para combater desperdícios e reduzir os impactos associados às nossas atividades,” afirma Carlos.
Entre as iniciativas, destaca-se a redução completa das emissões de escopo 2, pelo método da escolha de compra, garantindo que 100% da energia elétrica utilizada seja de fontes renováveis, o que contribuiu para a conquista do Selo Ouro e comprovada pela certificação I-REC (Renewable Energy Certificate, em inglês). A Grendene divulga ainda as emissões de escopo 3, aquelas pelas quais a empresa é indiretamente responsável e, portanto, de rastreabilidade mais complexa.
Vale mencionar também a implementação de estações de tratamento de efluentes nas fábricas que permitem o reuso de 87% da água – em 2021 esse percentual representou 145 milhões de litros. Além da instalação da Usina de Energia Solar de Sobral que produz 1,14 MWp de energia limpa e reduz em média 2,5% o consumo de energia anual. Para se ter uma ideia, a energia produzida por essa usina, seria suficiente para iluminar mais de 2800 casas populares durante um ano. Só no ano passado, a autogeração de energia solar fotovoltaica evitou a emissão de 757,110 tCO2e.
Reconhecimentos
Auditada pela SMETA (sigla em inglês para Auditoria de Produção e Comércio Ético), uma das auditorias mais reconhecidas mundialmente em gestão ética e responsabilidade social, a jornada de sustentabilidade da Grendene já recebeu outros reconhecimentos importantes. Um deles é o Selo Ouro da Associação Brasileira de Varejo Têxtil (ABVTEX), que considera aspectos ambientais, assim como o nível Diamante do Origem Sustentável, única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para empresas da cadeia calçadista, promovida pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).
Sobre o GHG Protocol
O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e reúne 27 empresas fundadoras.
Sobre a Grendene
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York). Em 2021, registrou lucro líquido recorrente de 541,8 milhões.