Herculano Costa

Relacionamento

As primeiras impressões são fundamentais para a construção de relacionamentos e muitas vezes são moldadas pelas palavras que usamos. Dentro dessa linguagem, certas palavras e frases podem nos tornar instantaneamente desagradáveis e fazerem as pessoas gostarem menos de nós. Expressões como “estou apenas sendo honesto” ou “por ser uma pessoa empática…”, podem parecer autoelogios, desdenhosas ou insinceras, alienando os outros em vez de promover a compreensão. Essas frases e palavras devem sempre ser evitadas. Neste comentário vamos elencar coisas que todo mundo fala que nos tornam instantaneamente desagradáveis. “Sem ofensa, mas…” Essa frase desagradável geralmente precede algo ofensivo. Em vez disso, é importante considerar como pessoas diferentes preferem receber informações de formas diferentes, diretas. Começar uma frase com isso pode colocar as pessoas na defensiva.
Dizer a alguém para se acalmar é muito invasivo e muitas vezes tem o efeito oposto. Em vez dizer “Calma”, tente dizer algo como: “Eu entendo você e isso parece perturbador. Vamos ver como podemos lidar, calmamente, com isso juntos”.
Uma frase do tipo “Você parece cansado”, nunca deve ser usada. Embora possa parecer ser compreensiva, muitas vezes faz com que o nosso interlocutor se sinta atacado. Se o outro parece cansado, por que há necessidade de apontar isso?
Perguntar a alguém por que ele não pode simplesmente superar, deixar de lado ou qualquer frase desse tipo “Por que você não pode só…?” é muito desdenhoso. Se alguém pudesse simplesmente esquecer algo, você não acha que ele faria isso?
A princípio, isso pode parecer uma coisa gentil e atenciosa de se dizer, mas não é. Dizer “coitado” ou “tadinho” pode parecer paternalista.
“Você é sempre tão dramático”. Frases como essa rotulam instantaneamente alguém como dramático, descarta suas emoções e o menospreza. Quaisquer emoções que alguém esteja sentindo são válidas e devem ser levadas a sério.
Embora você possa se sentir certo ou estar realmente correto, raramente há um momento em que é apropriado dizer “eu avisei”. Isso torna você instantânea e momentaneamente desagradável, além de parecer que você está se exibindo.
“Eu estou contando como é” Esta observação é muito presunçosa. Não existe uma abordagem única para a vida. Então, alegar que fala em nome da verdade não é bom. Em vez disso, diga coisas como: “Esta é apenas a minha opinião”.
“Eu queria ter a sua…” Embora isso possa ser um elogio, para outra pessoa pode ser visto como uma comparação, decorrente de ciúme, inveja ou insegurança. Tente usar um elogio diferente para transmitir seu ponto de vista.
A inovação pode ajudar o mundo a crescer e funcionar melhor a cada dia. Então, dizer “é assim que sempre fizemos” põe de lado a oportunidade da inovação e da nova experimentação. O recado passado da forma acima é entendido como: “sua ideia não vale a pena”. Descrever-se como “um macho alfa” pode, instantaneamente, torná-lo desagradável, porque, muitas vezes, sinaliza arrogância, necessidade de afirmar domínio e falta de humildade.
“Eu só estou sendo honesto”. Esta é uma maneira de tentar disfarçar algo rude ou duro que está sendo dito. Embora a crítica construtiva possa ser útil, a “honestidade contundente”, geralmente, tem o objetivo de ofender. Dizer “como uma pessoa empática…” dá um ar de autoimportância e mostra que você só está preocupado consigo mesmo. Não deve ser sobre você se outra pessoa está experimentando e expressando emoções. Quando as pessoas usam distúrbios reais como gíria para descrever o que estão sentindo, isso tira o impacto para aqueles que realmente sofrem do transtorno. “Sem drama”. Se você está dizendo “sem drama” para outra pessoa, isso implica que você é melhor em gerenciar emoções do que ela. Na realidade, isso pode estar longe de ser verdade. Não tente menosprezar alguém ou ser superior.
Lidar com alguém no seu pior estado emocional pode ser extremamente tóxico. Se alguém é abusivo ou desdenhoso no seu pior, então por que outra pessoa deveria ter que lidar com isso? Isso pode ensejar reação do tipo: “Se você não consegue lidar comigo no meu pior, você não me merece no meu melhor”.
Quando as pessoas usam distúrbios reais como gíria, sigla ou outros sinais para descrever o que estão sentindo, isso gera impacto para aqueles que realmente sofrem do transtorno. “Eu sei como você está se sentindo.” Esta frase pode ter a intenção de mostrar a alguém que você se importa com ele, mas, na verdade, pode denotar colocação desdenhosa. Na verdade, você não sabe, realmente, como alguém está se sentindo, a menos que você seja essa pessoa.
Existem muitas definições de insanidade, de acordo com os psiquiatras e outros profissionais que lidam com os transtornos da mente. Mas nem eles mesmos usam frases padronizando o que eles já sabem sobres as emoções de seus clientes.
Usar “linguagem corporativa”. Alguém que usa linguagem corporativa na vida cotidiana pode pensar muito em si mesmo. Ninguém gosta quando alguém usa uma linguagem que não consegue entender ou que é considerada elevada, mas no ambiente errado.
“Não é de minha responsabilidade”. Dizer “não é minha responsabilidade” deixa claro que você não se importa. Isso mostra que você não quer participar do que está acontecendo e pode ser lido como muito frio e desdenhoso. “Tanto faz”. Esta expressão desdenhosa mostra desrespeito pelos outros e seus sentimentos e emoções. Em vez disso, tente dizer algo como: “Eu entendo qual seu objetivo”. “Eu não preciso de pessoas tóxicas na minha vida”. Esta frase ataca a outra pessoa e deixa implícito que você é tóxico. Ela tenta elevar o falante e fazê-lo parecer racional e calmo quando, na realidade, geralmente não é verdade. “É questão de bom senso.” Dizer que algo é questão de bom senso é uma maneira de dizer que você não acha a outra pessoa inteligente. O que é bom senso para você pode não ser para outra pessoa e não deve ser jogado na cara de alguém.
Colocar os outros para baixo para se sentir ou parecer melhor. Usar frases que colocam os outros para baixo é sempre uma coisa negativa. Se você tem que insultar outra pessoa para parecer melhor, isso é muito triste e muitas vezes o tiro sai pela culatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *