Hospital do Coração de Sobral e Secretaria de Saúde de Sobral recebem capacitação em diabetes e doenças cardiovasculares

0
hospital do coração (3)

Segundo a American Stroke Association, pessoas com diabetes têm duas vezes mais chance de sofrer um AVC. Em pessoas com diabetes tipo 2, o risco de AVC isquêmico é aproximadamente 2 a 3 vezes maior em comparação com aquelas sem diabetes, devido aos efeitos da glicose elevada nos vasos sanguíneos. Por hora, cerca de 45 pessoas têm um AVC no país. São quase 400 mil casos ao ano. Já o cenário de gastos relacionados com diabetes no Brasil chegou a 45 bilhões de dólares em 2025, sendo o terceiro país no mundo no ranking dos investimentos com a condição, segundo o Atlas 2025 da Federação Internacional do Diabetes.
A Pesquisa Radar Nacional sobre Tratamento de Diabetes no Brasil, feito pelo Vozes do Advocacy no ano passado, a partir de uma amostragem de 1.843 pessoas, mostrou que 30% dos brasileiros com diabetes apresentam descontrole glicêmico, e 42% nem sequer recordam o último resultado ou não sabem do que se trata o exame. Os dados refletem em consequências para a saúde: 12% dos participantes relatam retinopatia diabética, que pode levar à cegueira; 32% têm neuropatia; 25%, doenças cardiovasculares; 10% relatam nefropatia e lesões nos pés, complicações graves, que poderiam ser prevenidas com acompanhamento regular e tratamento adequado.
Pensando em melhorar a adesão ao tratamento do diabetes e assim prevenir as complicações cardiovasculares, a Associação de Diabéticos de Hipertensos realiza capacitação em doenças cardiovasculares e diabetes em parceria com o Hospital do Coração de Sobral e Secretaria de Saúde de Sobral. A iniciativa vai ocorrer no dia 30 de junho, das 13h às 17h, na Escola de Saúde Pública de Sobral.
Serão capacitadas 200 profissionais de saúde que atuarão no Hospital do Coração do município de Sobral. Serão apresentados conteúdos sobre diagnóstico do diabetes, avaliação e estratificação de doença cardiovascular, diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, estratégias de prevenção da doença cardiovascular em pacientes com diabetes.
“Nós sabemos que o diabetes é uma condição que requer acesso aos insumos e aos medicamentos, tratamento multidisciplinar com profissionais devidamente capacitados e educação em diabetes para as pessoas, que convivem com a condição. Por isso, sabemos que por meio da educação, melhoraremos a adesão ao tratamento e, assim, diminuiremos os gastos do SUS principalmente com complicações cardiovasculares. Precisamos também discutir a jornada e as dificuldades de acesso ao tratamento com doenças cardiovasculares no Brasil e também aprimorar as estratégias para o autocuidado. Dessa forma, diminuiremos as mortes das doenças cardiovasculares associadas com diabetes”, explica Natasha Rocha de Alencar, Presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos.

Nesta edição, o projeto conta com o apoio da NovoNordisk.
Sobre a Associação Cearense de Diabéticos de Hipertensos
Criada em Junho de 2006 com o intuito de buscar melhorias no acesso de medicamentos e insumos auxiliando aos pacientes com diabetes e hipertensão e diminuir as desigualdades e melhorar o acesso ao tratamento, por conta das dificuldades enfrentadas pelos pacientes a entidade nasceu com a vontade dos pacientes e seus familiares de levar informações através de ações coletivas, instigando uma maior e mais efetiva participação da sociedade no tema diabetes e hipertensão.

Contatos da assessoria – Vanessa Pirolo
Tel: +55 11 993872603

Email: vanessapirolo@animapress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *