I Encontro do Terço dos Homens Mãe Rainha da Região do Vale do Acaraú
O I encontro do movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha do Vale do Acaraú aconteceu no último domingo (22) no município de Marco, precisamente na quadra da escola Sagrado Coração de Jesus. A programação contou com uma caminhada com louvor e oração até o Santuário Sagrado Coração de Jesus, a realização da Santa Missa presidida pelo Pe. Raimundo Nonato que reuniu em torno de mil pessoas no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Ainda teve uma palestra com o Pe. Argemiro Ferracioli, um momento de lazer com bingos e uma oração ao santo terço. A intenção do Terço dos Homens é para aqueles que, independente do motivo, estão afastados da igreja. É uma chance de retorno ou aproximação com Jesus.
De acordo com a Coordenação Regional Terço dos Homens Mãe Rainha Norte e Nordeste I Ceará, o encontro contou com a presença de 500 a 600 homens vestidos de azul e branco em alusão ao manto de Maria.
Segundo o coordenador diocesano do movimento do Terço dos Homens da paróquia São Manuel no município de Marco, Chico Monte, a ideia era abranger toda a regional do Vale do Acaraú, que compreende doze paróquias do município de Santana até Jijoca de Jericoacoara, com a finalidade de fortalecer a irmandade entre todos. Mais de 3 milhões de homens no Norte e Nordeste rezam o terço, a partir da fonte da Mãe Rainha.
Na ocasião, o Pe. Argemiro Ferracioli, Assessor Espiritual do Terço dos Homens Mãe Rainha do Norte e Nordeste e também responsável pela palestra “Com a mãe peregrina a caminho do pai” tema do encontro, destacou Olinda (PE) como a cidade de origem do Terço dos Homens Mãe Rainha. Atualmente ainda ocorre semanalmente a reunião para rezar o santo terço. Segundo ele, a importância da evangelização reflete na quantidade do movimento do terço dos homens que vai crescendo a cada mês. Foi assim que aconteceu com o primeiro grupo da cidade, criado no Santuário de Olinda.
O Terço dos Homens atrai aqueles que estavam afastados da igreja e já não rezavam mais. Com a reunião, o grupo passa a se dedicar as orações e a fraternidade. Em momentos difíceis na vida de um membro ou familiar de algum membro do grupo, todos vão interceder através da reza do terço na casa daquele que precisa.
“Mãe de Deus, mãe de Jesus Cristo, mãe de todos nós” explica Padre Argemiro o termo “mãe três vezes admirável” ao se referir a Maria. Os homens do movimento do terço tiveram uma tarde para saber mais sobre a história de Maria, a peregrinação feita pela Virgem e, todas suas virtudes que Pe. Argemiro, com muita admiração, fez questão de exaltar.
“Foi um evento maravilhoso onde reuniu os homens para rezar e, de modo geral para evangelizar. É um grande acontecimento, uma graça de Deus através do terço. Quero que todos saiam mais fortalecidos para continuar esta missão” declara.
O coordenador do THMR no Ceará, Delegado Cavalcante, agradeceu a todos pedindo a cada um para ser fiel aos planos de Deus.