IGREJA DE SÃO JOSÉ EMBELEZA E HUMANIZA O SUMARÉ
Com recursos da própria paróquia e a ajuda da comunidade, está concluída a restauração e pintura da Igreja de São José, a matriz do bairro do Sumaré. “Com o apoio do nosso povo simples, refizemos toda a pintura externa. Realinhamos o rodapé em cerânima, para proteger contra o salitre. E, num trabalho de arte e paciência, providenciamos a pintura e marmorização da parte interna, incluindo a douração das principais colunas e altares. Renovamos também a iluminação e todo o material relacionado ao som e a acústica do nosso santuário”, exulta o pároco Lucas Moreira, 39, ao apresentar mais uma obra concluída nos seis anos em que cumpre a missão a ele confiada pelo Bispo Diocesano Dom José Luiz de Vasconcelos.
A igreja símbolo do bairro que circunda o segundo morro mais elevado da cidade de Sobral (o primeiro é o Alto do Cristo) abrigava antes uma capela construída em 1935, então denominada Igreja de São Miguel. Em frente à praça existia um grande cruzeiro, onde Dom José Tupinambá da Frota e o Padre Palhano faziam as mais importantes celebrações. A pequena igreja foi demolida em 1948 e iniciada a construção da atual Igreja de São José, inaugurada 10 anos depois, em 1958. O construtor foi o Padre José Inácio Mendes Parente. A igreja ficou pertencendo à Paróquia do Patrocínio.
A Paróquia de São José só foi criada no dia 07 de Outubro de 2013 e instalada solenemente pelo Bispo Dom Odelir José Magri no dia 03 de Janeiro de 2014 com os padres João Batista Mesquita e João Batista Frota. Ao lado da matriz de São José, funcionam dois equipamentos: a estação e vila de apoio para os padres e a comunidade em geral, denominada CEPROPI (Centro de Profissionalização Padre Ibiapina) e o CENTRESUM (Centro de treinamento do Sumaré), ambos implantados pelo Padre João Batista Frota, 83, que morou muitos anos num dos 20 alojamentos mantidos pela paróquia e hoje reside em Fortaleza.
O Cruzeiro original, instalado na praça no início da comunidade, foi deslocado para o adro da Igreja da Sé. Foi fabricada uma réplica e colocada em frente a Igreja de São José, conforme se observa na foto da basílica ora restaurada. O bairro do Sumaré é o bairro mais populoso de Sobral. Os dados do último censo demográfico por bairro não foram ainda divulgados pelo IBGE. O censo de 2010 apontou 16.080 mil habitantes.
Fonte: JORNAL CORREIO DA SEMANA, PADRE LUCAS & BLOG SOBRAL CULTURAL – Texto: CAROLINO SOARES