Igreja Menino Deus está com 85% de suas obras de restauração concluídas

0
reforma da igreja menino Deus (3)

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Em reforma desde o dia 28 de Janeiro de 2020, a Igreja Menino Deus localizada no centro de Sobral e próxima a Praça São João já apresenta 85% de suas obras concluídas. Apesar do número expressivo, grande parte da restauração ainda precisa ser concluída no interior da Igreja, enquanto sua parte externa já está pronta.
Construída na década de 1810, a Igreja Menino Deus e o convento anexado foram construídos com ajuda das doações e generosidades de famílias sobralenses por duas irmãs carmelitas, junto às Freiras de Ordem Terceira das Carmelitas Emerenciana de Sant’Ana e Teresa de Jesus. A reforma em curso tem o objetivo de retornar às origens da obra, a fim de preservar tanto a igreja como estrutura, mas também resgatar sua história através das diversas modificações feitas ao longo dos anos.
Entre as partes concluídas, destacam-se a pintura original da Igreja descoberta através da raspagem de camadas de tinta até chegar na primeira mão, nas cores amarelo e branco. Externamente, foram adicionados também para-raios para evitar possíveis danos causados por descargas elétricas na estrutura da Igreja. Por fora, as obras parecem estar em andamento acelerado, entretanto o interior da igreja ainda precisa ser trabalhado com afinco para sua inauguração completa.
“A principal reforma foi o forro lateral e o telhado. Estava todo podre e reformamos por inteiro, telhas, amarramos todas elas, restauramos as portas, muito da parte de baixo delas também estavam podres e nós refizemos. O reboco também descascamos mais de 50% por dentro e por fora e rebocamos novamente, a fiação que era toda de sobrepor, colocamos toda embutida o que é importante para a Igreja ficar bonita” revelou José Bonfim, mestre de obras responsável pela execução do projeto estrutural. Assim como a pintura original externa, também foi descoberta a cor original das portas de madeira de todo a igreja, que são verdes, todas também cuidadosamente retornaram a como eram quando foi inaugurada pela primeira vez.
Apesar do estado avançado de obras, boa parte da nave principal ainda precisa ser trabalhada. Um dos destaques da Igreja Menino Deus é seu forro central que apresenta um notável baixo relevo em talha policromada, de caráter popular, representando a Sagrada Família em fuga para o Egito. Toda essa parte será detalhadamente restaurada, preservando a identidade da Igreja e realçando as cores que estavam desgastadas com pelo o tempo. Essa parte do processo está em espera, pois será realizada por restauradores vindos de Salvador, Bahia, que irão terminar de concluir todo o forro.
Segundo Valdenir Júnior, engenheiro responsável pela obra grande parte dos esforços foi para assegurar a preservação histórica, deixando apenas aquilo que caracteriza o estilo arquitetônico do edifício. O que foi mantido intacto foram as imagens de santos e santas presentes no templo, hoje retirados para preservá-los durante as obras. O sacrário e o piso também não foram alterados e será uma das poucas partes da igreja que irão ser mantidos como eram antes da obra de restauração.
Outra mudança significativa está no altar que foi rebaixado 71 cm para voltar ao piso original do altar construído na década de 1810. Todo o gratino presente também será renovado para garantir um aspecto novo ao altar. O piso ainda será completamente polido bem como os bancos também ganharão tratamento especial para a inauguração.
Muito foi feito, porém muito ainda precisa ser trabalhado. Ainda sem data de inauguração, a expectativa é que a obra esteja completa em 2 meses. Devido á pandemia ainda não se sabe como ocorrerá a cerimônia que vai devolver a Igreja Menino Deus à população sobralense, que é uma das mais queridas e visitas pelos habitantes de Sobral, mas uma coisa é certa: a espera valerá a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *