Irmãs Filhas de Sant’Ana meditam Via-Sacra com enfermos em hospital de Sobral
Meditação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus acontece nos leitos dos diversos setores da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e proporciona acolhimento e cuidado espiritual com os pacientes.
Sendo a Quaresma período que para os católicos simboliza intensificação de orações e ações de caridade, em busca de uma mudança de vida à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo, pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), mesmo diante das enfermidades, podem meditar a Oração da Via-Sacra, comum por refazer os últimos passos de Cristo desde a traição até a ressurreição, com a ajuda das Irmãs Filhas de Sant’Ana, que dedicam a vida no cuidado aos enfermos da instituição. Momento começou a ser realizado em todos os setores do Hospital na segunda (02/03) e segue até a segunda (06/04).
Os primeiros Setores do Hospital a realizarem a oração na companhia das Irmãs foram a Enfermaria São José e, o primeiro andar do Hospital Dom Walfrido. Além da alegria estampada nos rostos dos pacientes que meditavam a Via-Sacra, os acompanhantes também puderam participar de forma mais ativa, seguindo as estações por entre os leitos do Setor.
De acordo com a Superiora, Irmã Ana Expedita de Jesus Oliveira Lopes, meditar esses mistérios da vida de Jesus é uma tradição na instituição, e proporciona acolhimento e conforto espiritual para os enfermos: “Nós, Filhas de Sant’Ana, que somos quatro atualmente aqui no Hospital, priorizamos uma assistência religiosa e espiritual aos doentes nos leitos, buscando para os mesmo um tratamento mais humanizado junto à equipe de enfermagem e médica”, enfatiza.
Além da Oração da Via-Sacra ser realizada nos setores da instituição, todas as sextas-feiras até o final da Quaresma, as Irmãs a meditam na Capela do Hospital dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora às 16 horas.
Origem da meditação
Desde o início do Cristianismo, os fiéis dedicavam profunda veneração aos lugares santificados pela vida, morte e glorificação de Jesus Cristo. Saiam de lugares distantes em direção à Palestina, com objetivo de orar. Assim, surgem suas narrativas de viagem, esses peregrinos procuravam reproduzir, por meio de quadros ou pequenos monumentos, os veneráveis locais que haviam visitado.
A tendência em “reproduzir” se acentuou por efeito das Cruzadas, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, e aflorou em muitos féis o desejo de conhecer os lugares santos e de se nutrir da espiritualidade dos mesmos. “É com esse pensamento de se aproximar de Jesus, que devemos meditar a Via-Sacra, sentir Nosso Senhor próximo e pedir por nossa saúde e pela dos outros, é essencial em nossa vida. Por isso realizamos esses momentos com muito amor e carinho na SCMS”, ressalta Irmã Expedita.