Jovens celebram Dia Nacional da Juventude em Sobral

0
A terra de Dom José Tupinambá da Frota tornou-se também, no último sábado (29/10), a terra da juventude da Diocese de Sobral, onde mais de mil jovens participaram de mais uma edição do DNJ (Dia Nacional da Juventude) na Vila Olímpica.
De acordo com a CNBB, em várias partes do país, especialmente nas paróquias, foram promovidas atividades de estudo, oração, devoção, louvor e diversão para as juventudes. Celebrado tradicionalmente no último final de semana de outubro, o DNJ pode ser adaptado à realidade diocesana, e na Diocese de Sobral não foi diferente. O coordenador diocesano da juventude, Pe. Jocélio Medeiros, manifestou sua gratidão a Deus e aos jovens da paróquia anfitriã pela organização da celebração e acrescentou: “Deus fez muito neste DNJ, estou muito feliz com tudo que ele realizou. Muitos jovens foram alcançados com a força desse amor infinito e oblativo de Deus”.
O pároco da Paróquia anfitriã, Pe. Marcos Uchoa, relatou a sua experiência à frente do DNJ neste ano. “Com a experiência do DNJ 2022 sendo acolhido na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus me fez resgatar o espírito jovem, a vontade e desejo de evangelizar, ir ao encontro daqueles que estão ainda fazendo as suas primeiras experiências ao amor de Deus. Teve um determinado momento em que eu fiz uma viagem no tempo e lembrei de quando iniciei a caminhada cristã como jovem na igreja e fiquei fazendo uma recordação, na qual hoje depois de tantos anos eu que estou promovendo essa experiência para tantos jovens, para poderem experimentarem o amor de Deus”.
Neste ano em curso, o DNJ foi sediado na Região Episcopal Sede na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus com o tema: “E o verbo se fez carne” (Jo 1, 14). Ao amanhecer inúmeras caravanas provenientes das diversas paróquias adentraram ao espaço para participar desta experiência única. A programação iniciou às 8h com animação e louvor ministrado pela Comunidade Shalom e deu continuidade com a formação ministrada por Victor Lira. Vários stands vocacionais foram expostos durante todo o dia para visitação. Sacerdotes também atenderam aos jovens que desejavam receber o sacramento da confissão. O bispo diocesano, Dom Vasconcelos, presidiu a santa missa acompanhado dos padres: Pe. Denilson de Sousa, Pe. Jocélio Medeiros, Pe. Fábio Soares, Pe. Edinardo Gomes, Frei Alexandre Veloso e do Diácono Permanente, Edmar Filho. Em sua homilia Dom Vasconcelos chamou a atenção dos jovens para o exemplo de vida da Beata Benigna Cardoso, recém beatificada em Crato, que lutou por sua castidade pois já tinha consagrado sua vida a Deus.
Durante o dia os jovens ainda prestigiaram uma apresentação lúdica da comunidade shalom: “O canto das Írias”; também participaram do show com o ministério de música Filhos de Sião, adoração ao santíssimo sacramento, bate papo jovem e ao cair da tarde o DNJ 2022 finalizou com o show da banda Swing Leva Deus.
O DNJ 2023, será no dia 28 de outubro na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo, em Alcântaras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *