Lançado “Ensaio Biográfico sobre o Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade”, em Sobral, Ceará

Cumprindo todos os protocolos sanitários, no sábado, dia 24 de abril último, ocorreu o lançamento de “Ensaio Biográfico sobre o Servo De Deus Joaquim Arnóbio de Andrade”, de autoria do Prof. José Luís Lira, doutor em Direito, cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e presidente da Comissão Histórica da Causa de Beatificação do Servo de Deus Joaquim Arnóbio. O lançamento ocorreu na Capela Santo Antônio, junto à urna onde estão as relíquias do Servo de Deus, no Colégio Santo Antônio, administrado pelas Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, congregação fundada pelo Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, sacerdote diocesano. Sua causa de Beatificação e de Canonização é postulada pelo Dr. Paolo Vilotta e teve início em 2018. O livro, com 68 páginas, traça um rápido perfil biográfico de Mons. Arnóbio de Andrade e objetiva divulgar sua trajetória com maior alcance, daí a escolha de um ensaio biográfico. O lançamento foi transmitido por meio de live em redes sociais e contou com a presença apenas das Irmãs Missionárias, o autor e a equipe de transmissão.
Na apresentação escrita do livro, o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, afirma que teve “a alegria de acolher o pedido da Congregação por ele fundada para requerer o nihil obstat para sua Causa de Beatificação e de Canonização e, antes, a transferência de competência de sua Causa da Arquidiocese de Fortaleza para a Diocese de Sobral. Desde que a Sobral cheguei ouvi do clero, das religiosas e do povo de Deus as virtudes e o zelo do Pe. Arnóbio de Andrade”, e, “Apresentar o ‘Ensaio Biográfico sobre Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade’ é para mim muito honroso. O autor, Dr. José Luís Lira, participa ativamente da causa desde o início. Seu zelo pelo Pe. Arnóbio vem da infância e a admiração só aumentou com o tempo.
Com este ensaio ele dá um passo inicial para uma biografia mais aprofundada, futuramente, como ele mesmo diz. E penso que seu desejo é que todos conheçam o Servo de Deus Joaquim Arnóbio (…) . Parabenizo ao autor e a Congregação, bem como à equipe de Postulação, tendo à frente o postulador Paolo Vilotta que se constitui ‘advogado’ dos santos junto à Santa Sé”.
Apresentando o livro na solenidade, a Madre Antonieta Portela afirmou: “Com uma linguagem agradável, acessível e com fidelidade ao arquivo histórico da Congregação, o Dr. José Luís Lira nos mostra neste “Ensaio Biográfico sobre Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade”, um nítido e colorido retrato do Servo de Deus Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade. No panorama biográfico, o leitor(a), verá Pe. Arnóbio: de 26 de abril de 1915 a 02 de abril de 1985, quando nos deixou, partindo para os braços do Pai. Lembro que José Luís foi, também, contagiado pela seiva que saía deste coração que soube tão bem amar o Coração de Jesus, na intimidade com Deus e no serviço aos irmãos. Ele foi aluno das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, foi bibliotecário, foi também professor no Instituto Benjamim Soares, em Guaraciaba do Norte, Escola dirigida pelas Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus”. Concluindo, a Madre das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus enfatizou: “Agradeço a Deus por esta oportunidade, ao nosso Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos; ao Vigário Episcopal para os Religiosos na Diocese, Mons. Gonçalo Pinho, a todas as Irmãs do Conselho da Congregação e minhas có-irmãs de Congregação; ao postulador geral da Causa, Dr. Paolo Vilotta e à comissão histórica composta pelo próprio autor do livro em lançamento, pela Dra. Ana Lúcia Frigini e a Irmã Carminda Carvalho. Agradeço, de coração, ao Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, por sua existência luminosa e seu legado a nós todos. Que a leitura deste livro nos ajude a conhecer melhor o Servo de Deus e, ao final do inquérito Diocesano, esperamos uma biografia completa do nosso amado Pe. Arnóbio, enviado ao mundo ‘para anunciar a Boa Nova aos pobres e curar os contritos de Coração’ (Lc 4,18)”.
O autor demonstrou sua emoção em participar da Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus Joaquim Arnóbio e que Mons. Arnóbio era como se fosse uma figura presente desde sua primeira infância. Agradeceu à Madre Antonieta pela confiança, à Irmã Maria de Jesus da Silva, pela cumplicidade na Causa, à Irmã Marinete Nascimento que é uma referência para ele, foi sua professora. Destacou o apoio e a amizade do “nosso grande Bispo Diocesano, Dom José Luiz Vasconcelos, do nosso postulador, Dr. Paolo Vilotta, e da querida madrinha Dra. Ana Lúcia Frigini, da Comissão Histórica, e, ainda, do Dr. Ronaldo Frigini, notário do Tribunal Eclesiástico que estuda as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade”.
Finalizou desejando que todos conheçam o Servo de Deus e desejou que após a conclusão do inquérito diocesano da Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus Joaquim Arnóbio, tenhamos uma biografia completa de Mons. Arnóbio, escrita pela Irmã Carminda Carvalho que participa da Comissão Histórica, sendo a historiadora da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.
Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade
Sacerdote diocesano da Diocese de Sobral, nasceu em Massapê (CE), no dia 26 de abril de 1915. Foi batizado a 25 de junho de 1915, pelo Pe. Antônio Cândido de Melo. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 30 de janeiro de 1938 e a sacerdotal se deu a 20 de novembro de 1938, pela imposição das mãos de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da Diocese de Sobral. Em 15 de agosto de 1957, fundou a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Faleceu, às 10 horas da terça-feira santa, dia 2 de abril de 1985, em fama de santidade. Em 29 de março de 2019 houve a concessão do Nihil Obstat pela Congregação das Causas dos Santos, permitindo a abertura da Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade que ocorreu em 14 de setembro de 2019, na Igreja da Sé de Sobral.



