Monsenhor Agnaldo Temóteo realiza Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade antes de sua Ordenação Episcopal

0
451444365_880431877442780_7241602018148986180_n

O bispo eleito da Diocese de Garanhuns/PE, Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira, realizou a sua profissão de fé e juramento de fidelidade à Igreja, durante Santa Missa do 15º Domingo do Tempo Comum presidida por Dom Vasconcelos na noite deste sábado, 13 de julho, na igreja matriz de Nossa Senhora do Patrocínio em Sobral.
A profissão de fé inicia com a declaração de que como Bispo eleito crê firmemente e professa todas e cada uma das verdades que estão contidas no símbolo da fé, o creio, passando a recitá-lo, acrescendo crer em tudo o que está contido na Palavra de Deus e é proposto pela Igreja, com obsequiosa adesão ao Papa e a tudo o que o Magistério da Igreja propõe.
No juramento de fidelidade comprometeu-se ser sempre fiel à Igreja e ao Papa; exercer com diligência os compromissos de ensinar, santificar e governar o povo de Deus; guardar a unidade da Igreja e cuidar do depósito da fé; proceder de forma piedosa e santa e exercer o ministério com empenho; favorecer a disciplina comum de toda a Igreja; ter diligente empenho na administração dos bens temporais da mesma; cultivar amor maior possível com os presbíteros e diáconos; reconhecer e promover a dignidade dos leigos e sua participação na Igreja; participar das ações colegiais dos bispos e prestar contas de seu ofício de pastor quando solicitado pela Sé apostólica.
Concelebram os padres: Pe. Erivaldo Prado, vigário paroquial e Pe. Henrique, da Diocese de Parnaíba/PI, auxiliados pelo diácono, Luiz Gonzaga.
Em homilia, o bispo diocesano ressaltou que a igreja de Cristo é excepcionalmente missionária. “Jesus tinha muitos discípulos, mas entre eles escolheu 12 apóstolos, e junto com eles iam guiar a igreja de Israel. Ele os enviou dois a dois para realizarem aquilo que eles estavam acostumados a ver o mestre fazer: expulsar os demônios, curar os doentes, sobretudo anunciar a sua palavra. Não podemos deixar de pensar na missão que o Padre Agnaldo está prestes a iniciar, e não é fácil deixar sua casa, amigos, sua paróquia e ir para uma terra distante sem saber como vai ser recebido, mas ele vai como um porta voz, como um arauto com uma grande missão”, disse.
Após a homilia, Monsenhor Agnaldo proferiu sua profissão de fé e juramento de fidelidade. Posteriormente, ao expressar publicamente esses compromissos, o bispo eleito de Garanhuns/PE, os assinou, assim como, Dom Vasconcelos.
A Ordenação Episcopal de Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira acontece nessa terça-feira, 16 de julho, memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Sobral a partir das 18h30.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *