Mudança de Hábito Durante a Pandemia
Durante essa pandemia muitas coisas mudaram na nossa vida. Com o isolamento social e o distanciamento das pessoas fomos obrigados a fazer coisas que não estavam no nosso cotidiano. Como não tínhamos secretária do lar, minha esposa aprendeu a fazer e criar vários tipos de comidas para nossas refeições diárias. E, diga-se de passagem, comidas deliciosas.
Minha parte ficou com a limpeza da casa. Barrer, passar o pano, lavar aparelhos sanitários, limpar espelhos e divisórias dos banheiros, cuidar das plantas e botar comida para os meus gatos, Poetisa e Poeta. Claro, que entre uma coisa e outra, como educador orientava meus alunos remotamente, usando o WhatsApp e reuniões de planejamento através do meet.
Como sou uma pessoa muito organizada, meticulosa, detalhista e perfeccionista comecei a retirar tudo dos guarda roupas e armários para limpar e colocar de volta. Essa tarefa substituía a minha caminhada de dois quilômetros que faço de segunda a sexta feira.
Por ser muito metódico, comecei a perceber detalhadamente algumas coisas que me chamaram a atenção. No escorredor de pratos deve-se colocar ao fundo primeiro os pratos grandes, depois os menores e por fim os pires. No escorredor de talheres deve-se colocar facas, garfos e colheres sempre com os cabos para cima. Já vi em muitas casas ao contrário, que afirmo que é uma maneira errada de se usar. Ou ainda pior, colheres com os cabos para baixo e garfos e facas com os cabos para cima, que afirmo que é uma maneira atrapalhada de se usar.
Outra coisa que me chamou a atenção foram as formiguinhas e as aranhas pequenas. Estas, se você passar dois dias sem limpar elas aparecem do nada e as formigas você tem que ter algumas precauções porque elas (não fazem bem à vista como se dizia antigamente) estão sempre onde tem restos de comidas e doces e comem baratas. Por isso, tenho o cuidado de não deixar no depósito de lixo os ossos de carne e peixe, pele de frango e outras sobras de comida. Pego esse material, boto dentro de um saco plástico e coloco na geladeira. Quando for o dia do carro do lixo passar levo para a calçada junto com os outros lixos. Assim, evito que elas apareçam com mais frequência. E quando aparecem faço a seguinte mistura venenosa para elas: 100ml de água + 100ml de vinagre de álcool + 50ml de detergente transparente. Junto todos esses ingredientes e aplico com um borrifador durante alguns dias nos locais mais estratégicos até elas desaparecerem. Morrem de imediato.
Tenha cuidado com a esponja de lavar louças. Quando for lavar algum utensílio que tenha muita gordura, passe primeiro um papel higiênico limpando até tirar toda a gordura. Dessa maneira você preserva mais a esponja e faça uma higienização quando for necessário. Ferva água, coloque uma colher de sopa de vinagre e descanse por cinco minutos.
É, meus caros amigos, vivendo e aprendendo.
Por Salmito Campos – (salmitocamposs@gmail.com).