O Corpo de Bombeiros registra até 21 casos em apenas um final de semana

0

A cidade de Sobral tem como característica um clima quente, principalmente no segundo semestre do ano, as correntes de ventos levam a propagação do fogo, proporcionando assim as queimadas. No entanto, o Corpo de Bombeiros da cidade, aponta que o maior foco de incêndio na região é provocado por ações impensadas por parte da população, principalmente do homem do campo. No ano de 2018, o município de Sobral teve dois óbitos por conta da falta de controle de quem fez queimadas em residências. O fogo é capaz de se alastrar em segundos.
De acordo como Capitão Sidney, houve casos de pessoas ateando fogo na margem da rodovia, deixando os motoristas em risco, já que a fumaça gera uma falta de visibilidade no trânsito.Entre muitos jeitos de provocar queimadas, destacamos as bitucas de cigarro, limpeza de terrenos por meio de fogo causado por pessoas que não esperam a caminhão da coleta de lixo, e agricultores que usam desse recurso para cultivar a plantação.
É importante conscientizar a população, e para aqueles que praticam como algo cultural, é necessário ter acesso a informação para saber do prejuízo causado ao meio ambiente e a saúde.

CONSCIENTIZAÇÃO
O capitão destaca a orientação que tem sido constantemente feita por parte da sua equipe. A palestra promovida pelo Corpo de Bombeiros atende diversos temas, como; primeiros socorros e como combater incêndios. Conversar e orientar são os primeiros passos, entretanto, o capitão Sidney acredita que só mudará esse comportamento, no banco da escola. Aprender desde cedo a preservar o Meio Ambiente pode ser um caminho promissor.
O Jornal Correio da Semana procurou a Secretaria de Serviços Públicos que declarou ter projetos futuros de uma reunião para fazer uma campanha de conscientização nas escolas e bairros,em parceria com o Corpo de Bombeiros, AMA (Agência Municipal do Meio Ambiente), SEUMA (Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente) e IBAMA.

É CRIME
Provocar queimadas sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). A população também pode denunciar ligando para o telefone 193.
No ano de 2019 aumentou o serviço de reforço operacional devido à demanda de casos de fogo em vegetação, atendendo a 28 municípios.

DADOS
Em apenas um final de semana a situação é alarmante
Sábado, dia 24 agosto
08 incêndios em vegetação
03 em monturos
Domingo, dia 25 de agosto
6 queimadas em vegetação
04 em monturos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *