LEITURA

Em 7 de janeiro comemoramos o Dia do leitor. A data foi idealizada em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. De certa forma todos nós somos naturalmente leitores. Pois mesmo que a pessoa não domine a técnica da leitura alfabética, ela naturalmente desenvolve capacidade de interpretar sinais de trânsito discernir placas, gravuras impressas, rótulos de produtos de qualquer gênero. Qualquer analfabeto na hora de comprar um refrigerante sabe escolher a marca da bebida que vai consumir só pela apresentação da mensagem do rótulo. E isto, sabemos, é um nível de leitura.
Mas esta comemoração tem sentido estrito. A data se refere aquelas pessoas afeitas aos livros. Que adotam a leitura como a razão de boa parte da vida. A passagem da data faz alusão aos apaixonados pela leitura. As congratulações vão para aqueles que pautam suas ações pelo aprendizado disponibilizados nas páginas de livro, jornais ou qualquer outro tipo de publicação. O importante para os leitores obstinados é encontrar um texto que venha sempre enriquecer suas idéias e que posteriormente este aprendizado se transforme em praticas, em realizações, em crescimento e desenvolvimento.
dPara eles, toda reflexão gerada pela da leitura terá aplicação práticas em tosos setores da vida. Esta é uma data dedicada aos que adotam a leitura como seu amigo mais próximo. Se por ventura, essas pessoas cometem erros, enganos ou se encontrem em situação difícil, logo lhe vem à mente uma saída para cada situação específica. Estas são as pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros.
Para o leitor convicto não há motivo ou justificativa que o afaste da leitura. Falta de tempo ou de local adequado? Isso não existe, pois a seu ver, podemos ler em qualquer hora e lugar: no ônibus, à noite, em casa, antes de dormir, na praia, na varanda de casa. Colocar a culpa nos meio eletrônicos de comunicação é bobagem, até porque o acesso à internet nos coloca em contato com as melhores publicações de todos os tempos. E só fazer uma rápida busca, analisar e baixar as obras com as quais nos identificamos e pronto. Este recurso globalizado só veio favorecer os que primam por uma vida pautada pela leitura.
A leitura nos proporciona desenvolver nossos potenciais cognitivos, interpretativos e comunicativos, além de favorecer a capacidade de escolhas diante dos caminhos que cruzam nossas vidas. Uma boa leitura seja ela de cunho, educativo, filosófico, informativo, literário ou um simples texto com teor puramente humorístico, nos traz sempre ganhos. Toda leitura de bom nível, qualquer que seja o teor ou gênero, nos desperta reflexão nos diversos setores da vida. A leitura nos transforma em seres sociais prudentes, perseverantes, tolerantes, coerentes e compreensivos, O livro é um instrumento que nos favorece o crescimento em nível holístico. Parabéns leitores e obrigada Demócrito Rocha!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *