O que a Bíblia nos ensina sobre a Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico que antecipa todo o período da Semana Santa, da morte e da ressurreição de Cristo, em que a Igreja convida os católicos a prepararem seus corações para viverem, de corpo e alma, o real sentido da Páscoa.
Com início na quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval, e duração até a quinta-feira Santa, é um momento especial de conversão e reconciliação com Deus e os irmãos, fazendo acontecer uma dinâmica batismal – da morte à vida – de forma que o nosso pecado vá morrendo e, sejamos ressuscitados com Cristo para a verdadeira vida.
Historicamente, a Quaresma começou por volta do ano 350 d.C., como uma forma dos cristãos se lembrarem do valor do arrependimento. No início, a rigidez dos 40 dias era vista como semelhante ao modo de viver das pessoas no Antigo Testamento, que jejuavam e se arrependiam em sacos e cinzas (Ester 4,1-3; Jeremias 6,26; Daniel 9,3). No entanto, com o passar dos séculos, valores muito mais “sacramentais” foram se desenvolvendo.
Só em meados da década de 70, a prática começou a ser conhecida e vivida pela comunidade católica do Brasil que, desde 1962, como forma de unir a oração e a prática do Evangelho, instituiu a Campanha da Fraternidade. Tal como a conhecemos hoje, ela tem a missão de levar os fiéis a refletirem, rezarem e darem suas ofertas para a conscientização de problemáticas sociais que distanciam a humanidade de Deus.
O que deve ser feito na Quaresma? Segundo a Igreja Católica, o jejum é obrigatório na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão. Nesses dois dias, o jejum se refere à alimentação. Além disso, durante o restante do tempo quaresmal, os fies devem fazer abstenções de outras coisas menores, como cigarros ou jogos.
O que pode e o que não pode fazer na Quaresma? A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.
Pode ingerir bebida alcoólica na Quaresma? Por conta da tradição religiosa, guardada por parte dos católicos e fiéis de igrejas protestantes tradicionais, há os que mudam hábitos como redução do consumo de carne vermelha, não ir a festas, não dançar, não ingerir bebida alcoólica, aumentar a frequência de rezas e orações, dentre outros.
É pecado beber vinho na quaresma? A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições e todo mundo deve conhecer alguém que faz alguma penitência, seja a de não comer carne, a de não beber bebidas alcoólicas, entre tantas outras.
O que significa o vinho na Quaresma? Sendo o vinho a única bebida consumida por Jesus Cristo e registrada no livro sagrado, nada mais justo do que saboreá-la tanto no Natal, cuja data simboliza o nascimento de Jesus como na sexta-feira santa. (Editora Ave-Maria).
Por Salmito Campos – (salmitocamposs@gmail.com).