Padre Jacó Sidarta assume paroquiato da Paróquia de São Francisco em Cruz
A Paróquia dedicada a São Francisco de Assis no município de Cruz, acolheu na noite do último domingo, 11 de fevereiro, seu 4º pároco, Pe. Jacó Sidarta durante Missa com Rito de Posse Canônica presidida por Dom Vasconcelos na praça da igreja matriz.
O decreto de nomeação e provisão canônica foi lido por Monsenhor Nonato Timbó, chanceler da Cúria Diocesana. Entre os padres concelebrantes, destaca-se a presença do Padre Valdery da Rocha, pároco emérito da Paróquia de Cruz, onde exerceu essa função por mais de cinqüenta anos. Religiosas, seminaristas, autoridades civis de Varjota, Morrinhos e Cruz, participaram da celebração, assim como caravanas das mesmas cidades e Santa Quitéria, cidade natal do novo pároco.
Dom Vasconcelos agradeceu o sim de Padre Jacó por ter aceitado o convite para dar continuidade a essa missão evangelizadora na paróquia de Cruz, sobretudo, cuidar do pároco emérito. Em homilia, o bispo destacou a importância da igreja que é o povo de Deus, corpo místico de Cristo, sinal visível de salvação. “O ato de posse de um pároco ou vigário é sempre motivo para refletirmos e elevarmos a Deus em ação de graças. É bom quando nos sentimos igreja, quando refletimos sobre a importância da igreja para a sociedade e para as nossas vidas. A igreja nos transmite valores, nos ensina a amar indistintamente, a perdoar, respeitar, a sermos caridosos e misericordiosos. São inúmeros os valores caros para uma boa vivência na sociedade”, disse.
E continuou: “Hoje nós devemos nos lembrar que Deus nos envia seus mensageiros, e assim veio Padre Jacó, para nos reconciliar com Deus através da confissão, para nos alimentar com o corpo e sangue de Cristo, nos exortar para o caminho da salvação. Por isso, ter um padre é benção de Deus. Faço votos para que ao ouvi-lo vocês possam ouvir o próprio Deus, e que o Espírito Santo inspire o padre Jacó para guiar este povo”. Exortou ainda aos fiéis que não sejam peça de tropeço na vida do irmão, mas que sejam bons exemplos uns para com os outros e sigam a vida com Cristo.
Durante a continuação do rito de posse, os símbolos foram apresentados diante do bispo para serem entregues ao novo pároco por pessoas com referência no âmbito paroquial. A chave da igreja foi entregue pelo pároco emérito, Padre Valdery, que foi aplaudido pelos paroquianos que são gratos pelo tempo de pastoreio. Também foram entregues os símbolos do batismo, estola roxa, e chaves do sacrário.
O novo pároco foi acolhido pelo vigário da região episcopal vale do Acaraú, Pe. João Vasconcelos. Entre palavras de gratidão e acolhida, Pe. Jacó disse estar feliz com a nova missão.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana