Papa Francisco autoriza novos decretos. Brasileiro se torna venerável

0
whatsapp-image-2023-06-29-at-18.07.26

Padre Libério recebe título de venerável pela Igreja Católica

Na manhã desta quinta-feira, o Papa Francisco recebeu em audiência o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, ao qual autorizou a promulgação dos decretos relativos a 19 novos beatos e 7 novos veneráveis.
Dos dezenove beatos, dezesseis são mártires mortos por ódio à fé sob duas ditaduras: a nazista e a soviética.
As religiosas alemãs Christophora Klomfass e suas 14 companheiras residiam na Prússia Oriental durante a invasão do Exército Vermelho: todas morreram entre janeiro e novembro de 1945. Foram mortas por ódio à fé por soldados soviéticos, violentadas, torturadas ou mortas por causa da fome, maus-tratos ou doenças nos campos de concentração na Rússia.
O sacerdote alemão Max Josef Metzger foi vítima de outra ditadura, a nazista. Envolvido nos movimentos pacifistas e ecumênicos, não teve medo de falar abertamente contra Hitler. Foi preso pela primeira vez em 1939 e pela segunda vez em 1943. Condenado à morte, foi guilhotinado em 17 de abril de 1944 na prisão de Brandemburgo-Görden.
Entre os próximos novos beatos está o Patriarca de Antioquia dos Maronitas Estêvão Douayhy, o Venerável espanhol José Torres Padilla e o Venerável francês Camilo Costa de Beauregard.
Um dos sete novos veneráveis é o sacerdote diocesano brasileiro Libério Rodrigues Moreira. Ele nasceu em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa, um vilarejo na diocese de Mariana (MG). Dedicou sua vida aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente. E viveu com profundo espírito cristão as provações da vida, sendo um adorador incansável da Eucaristia. As comunidades cristãs que o tinham como pastor o consideravam um autêntico homem de Deus. Em 1980, foi para uma casa de repouso em Divinopólis onde, não obstante a idade avançada, continuou a prestar serviço pastoral até sua morte, em 21 de dezembro de 1980.
Os outros veneráveis são: Geervaghese Thomas Panickaruveetil Mar Ivanios; Antonio Tomičić; Maddalena Frescobaldi Capponi; Maria Alfinda Hawthorne; Angelina Pirini; e Elisabetta Jacobucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *