Paróquia de Ipu reúne inúmeros fiéis para celebrar o padroeiro São Sebastião
Por Vinícius Braga Timbó
O mês de janeiro é sempre repleto de muitas festividades na cidade de Ipu, no Ceará. A paróquia celebra a 177ª edição da tradicional festividade do padroeiro, mártir São Sebastião, com o tema: “São Sebastião, exemplo de vida cristã para a igreja: casa dos filhos de Deus”. Durante 10 dias, missas, procissões e novenas reuniram inúmeros fiéis que lotaram o patamar central da igreja matriz para devotar sua fé ao santo “soldado de Cristo”.
O padre João Batista Rodrigues Vasconcelos, pároco de Ipu, afirma que a temática de 2020 trouxe uma reflexão sobre a necessidade dos fiéis em buscar algo que fortaleça a espiritualidade e a missão cristã. O sacerdote ressalta a importância do acolhimento aos visitantes que vem celebrar, junto aos Ipuenses, as novenas de São Sebastião. “Estamos muito felizes por acolher tantos visitantes que vieram somar e fazer dessa festa uma verdadeira experiência de amor e de fé”, finalizou.
A programação dos festejos se iniciou no dia 10 de janeiro com uma motocarreata de abertura na “Alvorada de São Sebastião”. A cada noite, padres de diferentes paróquias participaram das missas e celebrações, são eles: padre Natálio do Nascimento, padre Edinardo Gomes, padre Raimundo Nonato, padre Magalhães, padre Gérson Luiz, padre Marcos Neves, o bispo diocesano Dom José Luis, padre Emanuel Franklin e o padre João Batista Nery.
No dia dedicado ao santo padroeiro da cidade, 20 de janeiro, a paróquia promoveu três horários de missas durante o dia. Encerrando os festejos, uma multidão de fiéis acompanhou o percurso da imagem de São Sebastião pelas ruas da cidade em uma calorosa procissão.