Paróquia de Nossa Senhora de Fátima promove festa de sua padroeira em Sobral

Sendo o tema: “A igreja é missão”, e o lema: “Sereis minhas testemunhas”. (At 1, 8), a comunidade paroquial do bairro Sinhá Sabóia em Sobral festejou entre os dias 07 a 16 de outubro a festa de sua padroeira, Nossa Senhora de Fátima.
Essa festa é celebrada neste período porque marca a data da sexta aparição da virgem de Fátima e o milagre do sol na qual a multidão espantada assistiu ao grande milagre prometido pela Virgem para que todos cressem. No momento em que Ela se elevava da azinheira e rumava para o nascente, o Sol apareceu por entre as nuvens, como um grande disco prateado, brilhando com fulgor fora do comum, mas sem cegar a vista. E logo começou a girar rapidamente, de modo vertiginoso. Depois parou algum tempo e recomeçou a girar velozmente sobre si mesmo, à maneira de uma imensa bola de fogo. Seus bordos tornaram-se, a certa altura, avermelhados e o Astro-Rei espalhou pelo céu chamas de fogo num redemoinho espantoso. A luz dessas chamas se refletia nos rostos dos assistentes, nas árvores, nos objetos todos, os quais tomavam cores e tons muito diversos, esverdeados, azulados avermelhados, alaranjados, etc. A 13 de outubro, era imensa a multidão que acorrera à Cova da Iria: 50 a 70 mil pessoas.
Durante os novenários, os paroquianos e devotos (as) de Nossa Senhora de Fátima participaram das diversas celebrações religiosas que ocorreram durante este período. Além dos paroquianos, a cada noite um sacerdote celebrava a santa missa enquanto o pároco Pe. Edinardo Gomes atendia as confissões. Os padres que já estiveram à frente da paróquia e leigos foram homenageados por seus feitos e serviços que deixaram frutos. Na parte social houve bingo, leilão, rifa entre amigos, noite cultural e barraca com lanches. A igreja matriz sediou ainda toda a programação da Romaria de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro, onde por lá passaram milhares de fiéis.
A festa finalizou no dia 16 de outubro com celebrações eucarísticas durante todo o dia. Às 18h houve a procissão que saiu da Capela São José em direção a igreja matriz, finalizando com a santa missa. Uma multidão aguardava a procissão no patamar. O Pároco Pe. Edinardo agradeceu a todos os patrocinadores, grupos, pastorais, movimentos, sobretudo aos coordenadores que animaram as equipes para contribuir com este retiro espiritual na paróquia. Disse ainda estar satisfeito com os resultados da festa, sendo a sua primeira enquanto pároco. Ao final da missa houve a benção do santíssimo sacramento.
Thais Helena – Redação Correio da Semana



