Paróquia de Santa Luzia em Jijoca de Jericoacoara tem novos padres
Uma celebração emocionante marcou o início de uma nova jornada para a comunidade paroquial de Jijoca de Jericoacoara. No dia 10 de fevereiro, a Paróquia de Santa Luzia vivenciou um momento de transição e renovação com a posse de seu novo pároco, Pe. Fábio Nascimento e do novo vigário paroquial, Pe. Marcos Ribeiro.
Padre Fábio Nascimento foi transferido da Paróquia de Santa Quitéria, onde esteve por sete anos. Já Padre Marcos Ribeiro, estava há um ano como vigário paroquial da mesma paróquia. A solenidade com rito de posse foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e concelebrada por diversos padres que contaram com o auxílio do diácono permanente da Paróquia de Marco, Alex Teófilo. Assim como, religiosas e seminaristas. Caravanas de Santa Quitéria, Mucambo, Forquilha e Sobral, estiveram prestigiando essa nova fase dos sacerdotes.
No início da celebração, a provisão canônica foi lida pelo chanceler da Cúria Diocesana, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó. O novo pároco recebeu das mãos do bispo diocesano o evangeliário, simbolizando sua missão de proclamar o evangelho e propagar a fé.
Durante a homilia, Dom Vasconcelos ressaltou que além de valores humanos e fraternos, a igreja nos oferece algo mais importante, a salvação. E indagou a assembleia: “Será que nos tempos de hoje ainda existe alguém que se preocupe com a salvação?” O bispo continuou dizendo que a salvação é o maior dom que a igreja nos oferece, sinônimo de vida plena e eterna. “É impossível falar em salvação e não falar do pecado, pois nos afasta de Deus. O pecado é como a lepra, nos corrói por dentro, nos afasta dos outros e de Deus. Se a nossa salvação dependesse dos nossos méritos, das nossas forças, santidade e bons propósitos, não seríamos nada”, disse.
E findou dizendo: “Na missa de hoje, o bispo trás dois sacerdotes, e venho trazer esse processo de cura espiritual através deles. Pois, o sacerdote através do seu ministério nos dá o alimento que nos fortalece, o remédio que nos cura para todo tipo de enfermidade. Faço votos que essa comunidade católica possa caminhar nos caminhos de Deus junto com os dois padres, buscando as ovelhas perdidas da casa de Israel”, findou. Após a homilia, deu continuidade ao rito de posse, onde os padres receberam das mãos do bispo os símbolos para desempenharem sua função.
Finalizando a celebração, paroquianos de Jijoca e Santa Quitéria, bem como as autoridades civis, realizaram homenagens de gratidão e acolhida aos padres. Padre Fábio Nascimento é o oitavo pároco, e juntamente com Padre Marcos Ribeiro, irão guiar essa porção do povo de Deus da nova paróquia.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana