Paróquia de São Manuel realiza Abertura do Percurso de Preparação para Crisma

No raiar do último sábado, 13 de julho, cerca de 838 crismandos da Paróquia de São Manuel no munícipio de Marco, participaram da Abertura do Percurso de Preparação da Crisma juntamente com os pais, padrinhos e catequistas.
A celebração de acolhida tem como objetivo apresentar os crismandos-caminhantes à comunidade e afirmar que é na comunidade que eles irão caminhar e expressar a sua fé.
A concentração foi na praça da Igreja Matriz, onde todos saíram em caminhada por algumas ruas da cidade e se dirigiram ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Os crismandos foram recebidos pelo pároco, Monsenhor Nonato Timbó, na porta central do santuário, onde o mesmo proferiu palavras motivacionais de cunho evangelizador.
A solene celebração de abertura foi presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo da Diocese de Sobral, que acolheu a todos e disse estar contente por estar em mais um ano presenciando o início da caminhada dos novos crismandos-caminhantes. Após o bispo realizar algumas perguntas de acolhimento para a comunidade cristã católica, todos adentraram no santuário.
Além do pároco, a celebração contou com a presença do vigário paroquial, Pe. Espedito Odilon; e do filho da terra, Pe. Célio Roberto, da Diocese de Ponta de Pedras/PA, que está contribuindo com os trabalhos pastorais. Os presbíteros foram auxiliados pelo diácono, Alex Teófilo. Dando continuidade, os crismandos-caminhantes e catequistas foram apresentados diante da comunidade e dos presbíteros. Dom Vasconcelos interrogou os crismandos, pais e catequistas quanto a caminhada neste período de preparação para o sacramento da confirmação do batismo (Crisma). As cruzes foram abençoadas e em seguida houve a proclamação da palavra de Deus. Em uma breve homilia, Dom Vasconcelos exortou os crismandos para que não desistam no caminho, mas perseverem, e desejou ardentemente que nenhuma ovelha se perca durante este período. “Quero retornar daqui dois anos, e encontrar os 838 crismandos. Aqui tem gente que vai semear, mas sabe que uma parte da semente vai cair no meio do caminho, pois a semente é aquela pessoa que vem para o início do percurso da crisma, mas não acolhe a palavra, vem o maligno e tira ele daquilo que está vivendo. E tem que ter muito cuidado! A fé é uma raiz e precisa de predisposição para viver isso, e a fé exige a oração. Não permita que essa semente morra, é necessário caminhar com Jesus porque ele é o caminho, a verdade e a vida”, disse. O bispo continuou pedindo que os crismandos preparem a sua terra. “Prepare a terra do seu coração, e quando isso acontecer você vai encontrar o sentido da sua vida, porque a palavra de Deus vai iluminar a sua vida”, findou. Os crismandos foram marcados com o sinal da cruz na fronte para que o próprio Cristo os proteja com o sinal de seu amor; nos ouvidos para que todos ouçam a voz do Senhor; nos olhos para que vejam a glória de Deus; na boca para que respondam à Palavra de Deus; no peito, para que Cristo habite pela fé em seus corações e nos ombros para que carreguem o jugo suave de Cristo. Por fim, o bispo os marcou com o sinal da cruz para que tenham a vida eterna. A celebração findou com a oração de agradecimento pelo chamamento. Monsenhor Nonato Timbó agradeceu a presença de Dom Vasconcelos e de toda a comunidade paroquial. Em unidade, todos rezaram uma Ave-Maria pelo bispo diocesano, por seu pastoreio e missão à frente da igreja particular de Sobral.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



