Paróquias celebram Festa de São José, padroeiro do Ceará

0
IGREJA DO SUMARÉ (1)

No último dia 19 de março, a Igreja Católica celebrou a Solenidade de São José, patrono da Igreja e padroeiro do Ceará.

Em outras capelas, áreas pastorais/missionárias, santuários e paróquias, as celebrações também foram marcadas pela expressiva participação da comunidade paroquial.

FESTA DE SÃO JOSÉ NO SUMARÉ

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOSÉ/PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

SÉ CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

SANTUÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

As inúmeras paróquias celebraram a data com missas, procissões e momentos de oração dedicados ao santo padroeiro do estado. Em diversas cidades que fazem parte do território diocesano, fieis se reuniram para demonstrar sua devoção e agradecer as bênçãos alcançadas por intercessão de São José.
São José, esposo da Santíssima Virgem Maria, homem justo, da descendência de Davi, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, que quis ser chamado filho de José, e Jesus foi submisso como um filho ao seu pai. A Igreja venera, com especial honra, como seu patrono aquele a quem o Senhor constituiu chefe da sua família.
Em 1870, o Papa Pio IX declarou José como patrono da Igreja Universal e instituiu outra festa, uma solenidade com uma oitava, a ser realizada em sua homenagem na quarta-feira, na segunda semana após a Páscoa. A festa de 1870 foi substituída no Calendário Romano Geral do Papa Pio XII, em 1955, pela Festa de “São José Operário”, a ser comemorada em 1º de maio. Essa data coincide com o Dia Internacional dos Trabalhadores, desde a década de 1890, e reflete o status de José como santo padroeiro dos trabalhadores.
Em Sobral, no bairro do Sumaré, a Paróquia de São José, única paróquia em território diocesano dedicada ao padroeiro, organizou uma programação especial com novenas, ações sociais, e finalizou com uma procissão que percorreu as principais ruas do bairro. As celebrações reuniram centenas de fiéis, que entoaram cânticos e orações agradecendo as graças alcançadas pela intercessão de São José.
A Solenidade de São José segue sendo um dos momentos mais importantes do calendário religioso, unindo devoção, fé e tradição.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *