Passaporte vacinal passa a ser exigido em Sobral; Saiba o que é e como retirar o seu
Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
Durante a inauguração de uma obra de mobilidade urbana, no bairro do Junco, Ivo Gomes (PDT) na última semana, anunciou que todos os sobralenses devem ser obrigados a apresentar o comprovante do ciclo vacinal para ter acesso a espaços públicos e privados do município.
A decisão veio por meio do Decreto n° 2799, em vigor desde a última segunda-feira (15). O documento nomeado popularmente como passaporte vacinal deve ser exigido para entrada em restaurantes, eventos em geral e bares em todo o município. Ainda de acordo com o decreto estabelecido, os locais que exigirem a apresentação do passaporte sanitário estão dispensados de observar o distanciamento social e as restrições de horário de funcionamento.
O passaporte vacinal é o comprovante (cartão de vacinação), digital ou em meio físico, que ateste que seu portador completou o esquema vacinal contra a Covid-19. O decreto estabelece que o comprovante não será cobrado a menores de 12 (doze) anos ou aqueles que, por razões médicas reconhecidas em atestado médico, não puderem se vacinar.
O passaporte pode ser apresentado por meio físico (cartão de vacinação) ou por meio digital, pelo Ceará APP, ou pela plataforma Saúde Digital, ou pelo ConecteSUS ou outra ferramenta destinada para esta comprovação. Para as pessoas vacinadas em Sobral e que não possuem mais acesso ao cartão de vacinação físico é possível encontrá-lo na internet através dos aplicativos já citados.
Após baixar o aplicativo, o cidadão deve entrar com uma conta criada no aplicativo do Governo Federal GOV.BR e depois clicar na aba VACINA, e em seguida apertar no botão com o nome da vacina que o usuário tomou e por fim obter a validação clicando no botão azul com o nome CERTIFICADO DE VACINAÇÃO COVID-19. Para a lém da versão mobile, também está disponível na web através do site: https://conectesus.saude.gov.br/home. As informações são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
De acordo com a Sesa, o órgão fará a fiscalização dos estabelecimentos que exigem o passaporte sanitário, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis), de forma integrada com as vigilâncias municipais de Sobral assim como nos outros municípios do Estado e em Fortaleza, com a Agefis, sempre com apoio das forças de segurança.