Plantão Administrativo Noturno da Santa Casa de Misericórdia de Sobral colabora com funcionamento de qualidade nos Serviços do Hospital

0
Plantão 2

Plantão busca detectar e resolver problemas em parceria com todos os setores da instituição, desde a estrutura física até a profissional.

Visando a otimização e qualidade no funcionamento de todos os serviços do Hospital durante a noite, o plantão administrativo noturno da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) supervisiona, verifica, intervém e acompanha os processos gerenciais e assistenciais. Sendo uma equipe composta exclusivamente por enfermeiros, seus membros também exercem a função em finais de semana e feriados 24 horas, e são aliados para resolução de qualquer eventual problema que impeça o cumprimento da missão da instituição.
De acordo com a enfermeira Marta Matos Castro, o plantão busca detectar e resolver problemas em parceria com todos os setores da instituição, desde a estrutura física até a profissional, e é importante todos saberem que podem acionar a equipe sempre que necessário: “Desenvolvemos várias ações, cuidamos de todos os serviços do Hospital. Visitamos todos os setores, observamos o que está acontecendo, sempre pensando em métodos e procedimentos que garantam a qualidade e excelência dos serviços”, ressalta Marta. 

O Plantão Administrativo Noturno surgiu com a necessidade de resolver situações que dependiam de outros serviços que só funcionam durante o dia. Segundo a enfermeira Ana Carolina Mont’Alverne Viana Torres, perceber que o fluxo de trabalho só tinha continuidade no dia seguinte, fez com que se pensasse em uma ferramenta de gestão que contribuísse para fluidez dos serviços: “Por meio de nosso trabalho a direção pode estar percebendo problemas, detalhes, que não conseguiam detectar a noite. E a gestão do Dr. Klebson Carvalho veio para somar e garantir que atuemos com respaldo conforme a demanda e necessidade do hospital”, explica a enfermeira.
Quando algum problema é detectado, o plantão administrativo entra em contato com técnicos de sobreaviso se for uma situação urgente, ou já deixam os coordenadores cientes para resolvê-lo no dia seguinte se for uma situação que pode esperar. Mas de acordo com a enfermeira Margarida Alves de Oliveira, busca-se sempre rapidez: “Mesmo enfrentando algumas barreiras, entendemos a importância e dever de sempre buscar melhorar nossa capacidade de buscarmos excelência e termos qualidade em tudo o que fazemos”, enfatiza.
O enfermeiro Francisco Robson Carneiro Filho, ressalta que o plantão administrativo noturno sempre busca tomar decisões corretas, com espírito de equipe: “Buscamos elevar o nível assistencial da Santa Casa, colaborando de forma positiva com a gestão. Já estamos colhendo frutos, muitas melhorias aconteceram e continuarão acontecendo no Hospital”, garante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *