Polícia Civil investiga empresa suspeita de adulterar oxigênio hospitalar no Ceará
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) está em investigação após identificar a localização de um galpão onde havia indícios de adulteração de oxigênio hospitalar, na Região Norte do Ceará. O flagrante foi realizado neste sábado (13) e segundo as investigações da Delegacia Regional de Tianguá, a empresa era responsável pela distribuição dos cilindros para unidades de saúde na Serra da Ibiapaba, além de outras cidades cearenses e até para outros estados nordestinos, como Maranhão e Piauí.
Durante o flagrante foi observado que a aparência da propriedade que não apresentava nenhuma estrutura, nem mesmo permissão para a realização dos procedimentos. Também foram encontrados diversos equipamentos e ferramentas possivelmente usadas na ação. O galpão foi encontrado pela Polícia Civil na localidade de Antão, em Tianguá e um dos funcionários do local, Francisco Souza Teles, 26 anos, foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, cuja pena é de reclusão de 10 a 15 anos e multa.
Na empresa, a Polícia Civil se absteve de apreender os cilindros e caminhões, com a finalidade de evitar problemas no repasse do oxigênio regularizado que é adquirido diretamente com uma empresa na Paraíba. No entanto, as investigações seguem em andamento.
“O rótulo com o nome dessa mesma empresa foi encontrado aqui nesse galpão em Tianguá. Eles mesmos pegavam os cilindros de oxigênio, colocavam o lacre, e usando um soprador térmico, lacravam o produto. Foram encontradas ferramentas e equipamentos que podem ter sido utilizados para retirar o oxigênio de um cilindro e colocar em outro, procedimento que eles não poderiam fazer, porque se trata de um processo feito em indústrias”, pontuou o delegado Regional de Tianguá, Miguel Sales.
Como denunciar
É muito importante que a população contribua com o trabalho das forças de segurança, repassando informações que ajudem nas investigações caso tenha visto alguma atividade suspeita. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3671-9328, da Delegacia Regional de Tianguá. O sigilo e o anonimato são garantidos.