Presidente do Centro Cultural Dom José destaca a importância do mês de Setembro
O Presidente do Centro Cultural Dom José, Francisco Prado, se dedica a vida e a obra do primeiro bispo de Sobral. Há 30 anos o Centro Cultural tem a proposta de não deixar que Dom José seja esquecido pela população. Para isso, são promovidas homenagens durante todo o mês de setembro.
Nesse ano de 2019 o mês de Setembro foi dedicado aos 60 anos de falecimento de Dom José Tupinambá da Frota. Entre tantas homenagens aconteceu na sexta-feira (27) a entrega do Troféu Dom José, no plenário 05 de julho da Câmara Municipal.
De acordo com Chico Prado, nome pelo qual é conhecido na cidade de Sobral, há mais de 15 anos o Centro Dom José promove a entrega do troféu em parceria com a Câmara Municipal, Universidade Estadual Vale do Acaraú e a Diocese de Sobral. Para ele, é importante cultivar essas memórias do bispo que era, acima de tudo, um homem à frente do seu tempo.
O troféu foi criado para homenagear personalidades e empresas da cidade e da região que se destacaram no trabalho visando o progresso na cidade de Sobral. Foram homenageados José Roberto Apoliano, Antonio Carlos de Aguiar, Carlos do Calisto, Dra. Marilia Lima e Doutor Olavo Noronha. O momento contou, ainda, com a presença da sociedade sobralense, representantes da Prefeitura Municipal de Sobral e da Diocese. “A festa foi um sucesso na cidade, inclusive queria parabenizar a própria Diocese, o Centro Cultural e as empresas de boa vontade que fizeram acontecer” agradeceu o presidente do Centro Cultural.
Entre os feitos de Dom José, o presidente do Centro Cultural destaca o Seminário Diocesano Vale do Acaraú e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. “Ele passou muitos anos até resgatar a dor do mais pobre daquela época” disse.