Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral é homenageado no II Congresso Cearense de Hospitais e Entidades Filantrópicas
Dom Vasconcelos foi lembrado pelo trabalho e dedicação na busca paraproporcionar saúde de qualidade atoda zona norte do Estado do Ceará
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, foi homenageado na quinta-feira (21) na solenidade de abertura do II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas. Evento aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro no Centro de Convenções de Sobral, e contou também com a presença dos secretários de saúde do estado e do município, presidentes de federações e profissionais das áreas de gestão hospitalar.
Na ocasião, Dom Vasconcelos enfatizou o zelo que possui pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral e, também a alegria e importância de ser reconhecida como referência na assistência à saúde para o município de Sobral e mais 55 cidades da zona norte do Estado do Ceará. Ao saudar o novo diretor-geral do Hospital, Klebson Carvalho, o bispo ressaltou a mudança que vem acontecendo nos últimos 11 meses: “Graças a Deus ele tem feito diferença”.
O Congresso, organizado pela Femice (Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará), homenageou seis personalidades que contribuem para o desenvolvimento da qualidade na saúde da região Norte do Ceará. Foram homenageados, além do bispo da Diocese de Sobral,o fundador da Femice, Pe. José Linhares Ponte, o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti, o superintendente Norte e Nordeste do Grupo São Camilo, Pe. Francisco Gomes da Silva, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto e Mariana Ferrer, representado a Promotoria Pública de Sobral.
O Congresso
Com o tema “As Políticas Públicas na Filantropia e seus Reflexos”, o II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas aconteceu pela primeira vez em Sobral. Na palestra de abertura, o secretário estadual da saúde, Carlos Roberto Cabeto, apresentou a nova Política de Saúde do governo estadual que visa desenvolver um sistema de saúde que cuide tanto do paciente como do profissional que o atende, garantindo a fluidez dessas duas vias que se complementam e são necessárias.
De acordo com o presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará, Marcos Granemann, realizar a segunda edição do Congresso em Sobral não foi aleatória: “A Santa Casa de Sobral está entre as 10 mais importantes do Brasil e é referência no atendimento em média e alta complexidade”, enfatiza.