Reabertura do centro comercial provoca aglomerações

0
_DSC0610

Deu início na última quarta-feira (22) a retomada do comércio de Sobral, de acordo com a determinação do Governo do Estado do Ceará. Nessa fase, os estabelecimentos do centro comercial só poderão abrir a partir de 14h. No entanto, a cidade permanece em isolamento social até o dia 3 de agosto.
Além do comércio varejista e atacadista, também passa a funcionar atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria, shopping, empresas de consultoria e de gestão empresarial; atividades administrativas de escritórios e serviços complementares.
Sobral está passando por uma queda no atendimento e número de mortes por covid-19. Segundo o médico infectologista, Michel Abdalla, o Hospital Regional Norte (HRN) fechou a primeira UTI para pacientes da doença. Com a reabertura, as atividades estão sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde de acordo com dados epidemiológicos da cidade.
No primeiro dia, a reabertura dos comércios recebeu pessoas de todo o município. Houve registros de aglomerações e filas, desrespeitando as normas de distanciamento social. A fiscalização alertou alguns ambulantes que não seguiam o decreto.
Foi possível observar o fornecimento do álcool em gel na entrada de cada loja, como também colaboradores tentando manter o controle da entrada e saída, para não ocorrer tumulto dentro do estabelecimento. Entre as lojas liberadas, o movimento foi ainda mais intenso nas portas das lojas de móveis e eletrodomésticos.
O prefeito Ivo Gomes, se pronunciou logo após ver as imagens do centro da cidade. O prefeito teme que as ruas cheias propicie o aumento da transmissão da doença. “Chocado com cenas de aglomerações desnecessárias no centro de Sobral, comprometendo o enorme esforço que todos fizemos até aqui. Quanta imprudência e irresponsabilidade!
Aviso, especialmente aos comerciantes, que não hesitarei em fechar novamente o comércio se isso se repetir amanhã”, escreveu o prefeito, em rede social.
Ele também apresentou o gráfico que representa a curva de óbitos em queda no município. “Um esforço imenso que todos nós, sobralenses e cearenses fizemos para evitar que chegássemos onde o Brasil chegou. Não deixemos isso ir por água abaixo”, apontou o prefeito, que ainda pediu para a população evitar aglomeração e alertou para o uso da máscara.
Por Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *