Santa Casa de Misericórdia de Sobral reúne profissionais e mães de bebês prematuros em momento de conscientização à Prematuridade

0

Todo ano nascem em torno de 340 mil bebês prematuros no Brasil. Somente em 2019, 776 nasceram na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). O Serviço de Neonatologia da instituição busca diariamente atualização para o tratamento dos pequenos. E na quarta-feira (17/11), em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, o hospital reuniu profissionais e mães de recém-nascidos prematuros para um momento de conversa e orientações sobre os cuidados que devem ser observados durante o tratamento. Momento reuniu profissionais da medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia.

O momento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital, e contou com a presença do coordenador médico do Serviço de Neonatologia da Santa Casa, Dr. José Ueides Fechine Júnior, que enfatizou a importância da equipe ser capacitada com novas técnicas de abordagens terapêuticas, buscando um tratamento menos invasivo aos bebês. Também participou do momento a nutricionista Izabel Cristina Melo, que ressaltou as necessidades nutricionais levando em consideração a individualidade do recém-nascido.

 

A fisioterapeuta Ana Kelly Melo lembrou o desafio diário dos profissionais e das mães, e a alegria da alta tão esperada, momento enfatizado pela enfermeira Renata Morais, que destacou a força de vontade da equipe multiprofissional em proporcionar o melhor tratamento possível ao recém-nascido. O psicólogo Pe. Jairo Linhares lembrou às mães que os profissionais estão ali também para “dar o suporte, oferecer espaço para que possam falar da dor que sentem, da angústia São várias mãos que estão lançadas a  para que não se sintam sozinhas”, enfatiza.

Estratégia QualiNeo

A Santa Casa é o único hospital do interior cearense a participar da Estratégia QualiNeo, iniciativa do  Ministério da Saúde que visa diminuir a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste. De acordo com a enfermeira coordenadora do Serviço de Neonatologia do hospital, Andrea Ribeiro, “ as capacitações e orientações de profissionais qualificados envolvidos nessa estratégia garantem ainda mais o crescimento da qualidade na assistência em nossa instituição”, ressalta.

Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Assessoria de Comunicação

Thais Menezes/ Henrique Brito/ Domingos Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *