Santa Sé concede a autorização para a abertura da Causa de Beatificação e eleva o Mons. Waldir à condição de Servo de Deus

0

No final da manhã de sexta, dia 7, quando a edição semanal do Correio da Semana já havia sido encerrada, o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, recebeu o Nihil Obstat da Santa Sé para a abertura da Causa de Beatificação e de Canonização do Mons. Waldir Lopes de Castro, falecido em 2001, na Cidade de Marco, onde foi pároco por 37 anos.
A causa foi requerida ao Bispo de Sobral, Dom Vasconcelos, pelo Pároco da Paróquia de São Manuel de Marco, Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva, acompanhado de representação da Paróquia, em setembro de 2019. Definidos postulador e vice-postulador, o Bispo Diocesano requereu à Santa Sé o Nihil Obstat (nada obsta) para proceder ao inquérito diocesano. O pedido datado de 3 de outubro de 2019 foi destinado ao postulador, Dr. Paolo Vilotta, em Roma, que protocolizou na Congregação das Causas dos Santos, que emitiu o documento em 14 de janeiro último. Pelo documento, a Santa Sé concede a autorização para a abertura da Causa de Beatificação e eleva o Mons. Waldir à condição de Servo de Deus.
Na noite de domingo, 9, Dom Vasconcelos presidiu Missa em Ação de Graças no adro da Matriz de São Manuel de Marco, concelebrada pelo pároco, Pe. Nonato Timbó e pelo vigário, Pe. Espedito Coelho. Durante a celebração, o Sr. Marcelo Lopes (irmão) e o Sr. José Cavalcante da Ponte (sobrinho) do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro conduziram sua imagem ao local da celebração, sob aplausos e salva de fogos. Em seguida o Bispo Diocesano determinou a leitura do Nihil Obstat, traduzido do latim e lido pelo vice-postulador, Prof. José Luís Lira. O Pe. Nonato Timbó agradeceu ao Bispo, ao Postulador Paolo Vilotta e à comunidade pelo apoio à Causa. Dom Vasconcelos ressaltou a importância da santidade na vida da Igreja e da Diocese de Sobral que, agora, conta com quatro Servos de Deus: Pe. Ibiapina, Dom Expedito Lopes, Mons. Arnóbio de Andrade e agora Mons. Waldir Lopes. Na Missa foi executado pela primeira vez, hino composto e musicado em 2 dias pelo paroquiano Humberto Filho: Waldir é Servo de Deus!
A abertura da Causa será no segundo semestre, na cidade de Marco, que ficou em júbilo com a notícia.

Oração pela Beatificação do Servo de Deus
Deus Misericordioso, que sois um só na Santíssima Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo, vos suplicamos imitar as virtudes cristãs praticadas por vosso Servo Waldir Lopes de Castro, fiel pastor de almas, devoto do Santíssimo Sacramento e da Bem-Aventurada Virgem Maria. Por sua intercessão junto a Vós, rogamos a graça (fazer o pedido) que confiantemente vos pedimos e, se para Vosso agrado, concedei-nos a graça de ver o Servo de Deus Waldir Lopes elevado à glória dos altares. Amém!
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai! (Com aprovação eclesiástica da Diocese de Sobral, Ceará)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *