Seminarista Eduardo Lima é ordenado diácono para a Igreja
A comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Hidrolândia, vivenciou, após 33 anos, uma Ordenação Diaconal. A última foi a do Monsenhor Nonato Timbó, vigário geral e filho da terra. Na noite desta terça-feira, 22 de outubro, Festa Litúrgica de São João Paulo II, foi a vez do seminarista Eduardo Agapito Lima.
“Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27), foi o tema escolhido pelo neodiácono. Com a presença de presbíteros, diáconos, seminaristas, familiares, lideranças pastorais e amigos, Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral, presidiu a santa missa.
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Os diáconos, fortalecidos com a graça sacramental, servem o povo de Deus, em união com o bispo e o seu presbitério, na diaconia da liturgia, da Palavra e da caridade. Como lema, diácono Alan escolheu a passagem do Evangelho de Mateus: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (6,33).
Após a proclamação do evangelho, o diácono foi apresentado. Na homilia, Dom Vasconcelos se dirigiu ao ordenado: “Quanto a ti, filho querido, que serás ordenado Diácono, isto é, ministro de Jesus Cristo, que se manifestou como servidor dos discípulos, cumpre generosamente a sua vontade e, na caridade, serve com alegria tanto a Deus como aos seres humanos. Sendo impossível servir a dois senhores, lembra-te de que toda impureza ou avareza é sujeição aos ídolos. Sejas homem de bem, cheio do Espírito Santo e de sabedoria”.
O rito deu continuidade com o propósito do eleito, onde o candidato apresenta-se diante do bispo ordenante, que o interroga. Em um momento de silêncio e profunda oração, o candidato prostra-se ao chão, ao som da Ladainha de Todos os Santos. Findando, o bispo impõe as mãos sobre a cabeça do candidato e profere a prece de Ordenação.
Representando o clero diocesano, Monsenhor Nonato Timbó proferiu palavras de acolhida ao neodiácono. “A missa de ordenação é uma celebração vocacional, tenho certeza que muitos que estão aqui tiveram boas lembranças. A comunidade de Hidrolândia tem hoje a graça de celebrar conosco esse momento importante de nossa vocação. Desejo a Eduardo muita perseverança e fidelidade. Peço a comunidade de Hidrolândia para continuar fazendo o que é necessário, rezar para que suscite mais vocações”, disse.
O neodiácono agradeceu aos formadores que o acompanharam nas etapas formativas durante o vocacionado, sobretudo, aos familiares e demais pessoas que contribuíram nesta caminhada e pediu orações. “Rezem por mim, para que eu possa sempre corresponder ao chamado de Cristo e manter o meu olhar no Seu amor eterno, servindo com dedicação e proclamando: “Estou no meio de vós como aquele que serve”.”
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana