Servo de Deus Waldir
Na última terça-feira (15), a diocese de Sobral celebrou, na cidade do Marco, a abertura da causa de beatificação e canonização do Servo de Deus Waldir Lopes de Castro. Mais um sacerdote de nossa diocese figura entre os nomes de tantos outros que concorrem a receber a honra dos altares.
Monsenhor Arnóbio, fundador das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, também está em processo de beatificação e canonização. São homens santos, filhos desta diocese, que pisaram nosso chão, andaram pelos sertões quentes de nossas terras e que deixaram como herança um verdadeiro testemunho de quem viveu o evangelho junto aos seus.
No município do Marco, uma considerável quantidade de fieis, obedecendo às normas sanitárias, compareceu ao translado dos restos mortais do Mons. Waldir para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em uma solene liturgia. Uma verdadeira multidão de gratos fieis, que por longos 37 anos, foram pastoreados pelo sacerdote zeloso e incansável que não mediu esforços para evangelizar e nutrir o seu povo com o pão material e espiritual.
Por isso, sua santidade é reconhecida pelo povo que o conheceu e por aqueles que, mesmo sem o conhecer, foram cativados pelo testemunho que deixou. Falamos de um santo sacerdote, um fervoroso pastor de almas, guiado pela mãe de todas as virtudes, a caridade. Realizou diversos trabalhos sociais na paróquia e, em seu trabalho pastoral, incentivou a catequese, nos moldes conciliares, apoiou as Comunidades Eclesiais de Base e a prática do dízimo. Além disso, fundou o Centro Educacional São Manuel, onde foi professor e diretor.
Era visível a alegria e a emoção do povo marquense ao render graças a Deus pela vida do Mons. Waldir. Os sinos repicando anunciavam a hora do Ângelus e a grande festividade do dia: o primeiro passo para o reconhecimento público da Igreja de sua santidade de vida. Que grande felicidade para a nossa diocese poder iniciar esse processo, enfatizando a mensagem evangélica de que a santidade deve ser vivida no hoje da nossa existência.
Além dos padres citados, temos também o Padre Ibiapina e Dom Expedito Lopes, filhos da Diocese de Sobral, em processo de beatificação. Assim, percebemos a importância de viver o Evangelho encarnado na vida, com atenção aos clamores do povo sofredor.
Era assim que viviam tantos outros padres do passado em nossas paróquias, os antigos monsenhores que permaneciam décadas em uma paróquia, abnegados de tudo, em condições difíceis de transportes e comunicação, mas que faziam de seu sacerdócio um meio para melhorar as condições de vida das pessoas, preocupando-se com o espiritual e com o social. Vidas que se consumiam em prol de outras vidas.
Que o testemunho do Servo de Deus Waldir e de tantos outros santos padres suscitem outras vidas santas em nossas famílias, casas religiosas, seminários e entre o clero. Que desta diocese continue a brotar germes de santidade na vida do nosso povo.
Servo de Deus Waldir Lopes de Castro, rogai por nós!