“Setembro Vermelho” chama a atenção para doenças do coração; Médico especialista alerta para fatores de risco e prevenção
Neste ano, até o dia 20 de setembro, mais de 290 mil pessoas morreram por problemas cardíacos no Brasil
O Setembro Vermelho é celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial comemorada no dia 29 de setembro. A data tem por objetivo promover a conscientização sobre problemas cardiovasculares, fatores de risco para doença, além de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável. Neste ano, até o mês de setembro, mais de 290 mil pessoas morreram por problemas cardíacos no Brasil, segundo o Cardiômetro – indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares estão relacionados à idade, tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo e a obesidade, aponta o médico cardiologista e diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral Dr. Joaquim David Carneiro Neto.
Prevenção é o melhor caminho
A prevenção é o caminho mais rápido para promover mudanças e, para isso, é necessário informar sobre a importância da boa alimentação e de um estilo de vida saudável. «É muito importante ter hábitos saudáveis, como controle de peso, baixa ingestão de sal e gorduras, além da prática regular de atividades físicas, controle da pressão arterial e do colesterol. Outra atitude fundamental para a saúde e prevenção da doença é manter uma rotina regular de avaliação médica», ressalta o médico.
Setembro Vermelho
Para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Hospital do Coração de Sobral realiza, de 27 a 29 de setembro, ações e lives para discutir ainda mais sobre a saúde desse órgão tão importante para a vida, com a participação dos médicos cardiologistas da unidade e do Grupo de Humanização.