Simpósio Vocacional e Santa Missa marcam o Encerramento do Mês Vocacional em Sobral
Diversas expressões vocacionais participaram no último final de semana do I Simpósio Vocacional realizado pela Pastoral Vocacional Diocesana e Santa Missa de Encerramento do mês dedicado as vocações.
Simpósio Vocacional
No raiar de sábado, 24 de agosto, aconteceu o I Simpósio Vocacional em âmbito diocesano no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Sobral.
O encontro teve como objetivo promover, incentivar e orientar a respeito da criação e aperfeiçoamento das EVP’s (Equipes Vocacionais Paroquiais).
O assessor do encontro foi o vigário geral e pároco da Paróquia de São Manuel de Marco, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó. Também esteve presente o coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Bruno de Araújo e membros da pastoral.
Cerca de cinquenta pessoas participaram do encontro, entre presbíteros, religiosos (as), seminaristas e leigos.
Missa de Encerramento
Na noite de domingo, 25 de agosto, os fiéis católicos participaram da Missa do 21º Domingo do Tempo Comum na Sé Catedral de Sobral, onde na ocasião foi celebrado o Encerramento do Mês Vocacional em âmbito diocesano. A missa foi presidida por Pe. Denilson de Sousa, reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II e vigário paroquial da Paróquia da Sé, e concelebrada por Pe. Bruno de Araújo, reitor do Seminário Propedêutico e coordenador diocesano da Pastoral Vocacional.
A igreja no Brasil celebra as vocações durante o mês de agosto. A cada semana os católicos foram convidados a rezar pelas inúmeras vocações: ministérios ordenados, matrimônio, religiosos (as) e leigos. Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tem como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
A temática deste ano foi: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38). À luz do evangelho e inspirado pelo mês vocacional, Padre Bruno enfatizou sobre a vida vivida em Cristo através da doação ao serviço do reino. “Servir ao senhor é uma decisão fundamental em nossa vida. Tudo ganha um novo sentido, novos ares, e como é bom se dedicar a Deus […] assim como o corpo não se sustenta sem a cabeça, a igreja não se sustenta sem Cristo. Que possamos cada vez mais assumirmos o nosso serviço com verdade, pois Deus não nos abandona, mas frutifica a obra em nós”, disse.
Religiosas das congregações: Filhas de Sant’Ana, Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus e Josefinas, participaram da celebração, bem como seminaristas das duas primeiras etapas formativas, famílias, e leigos consagrados das diversas comunidades carismáticas.
O mês vocacional é sempre intenso, de orações, e atividades por toda a diocese. Ao final da celebração, Padre Denilson pediu aos fiéis que rezassem por toda a igreja particular de Sobral, sobretudo pelos jovens para que encontrem sua vocação e por todos aqueles que já exercem essa missão.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana