Sistema de saúde de Sobral e Região Norte entram em colapso com 100% dos leitos de UTI ocupados

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Durante essa semana, a taxa de ocupação de leitos de pelo menos 11 hospitais na Região Norte atingiu sua totalidade. A situação mais preocupante está na macrorregião de Sobral que abrange 55 municípios, pois desde segunda-feira (8) todas as UTIs disponíveis na região, adultas, infantis, neonatais e gestantes, estão ocupadas, informa a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Os seis hospitais da macrorregião de Sobral que possuem leitos de UTI estão com 100% de sua capacidade ocupados. São eles: Hospital São Lucas (20 leitos), em Crateús; Hospital Maternidade Madalena Nunes (10), em Tianguá; Hospital Regional Norte (75), Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves (21), Santa Casa da Misericórdia, em Sobral; e Hospital Municipal Dr. Pedro de Castro Marinho (3), em Irauçuba. De acordo com o IntegraSUS, em todas as regiões do Ceará o número de leitos de UTI ocupados estão acima de 90%.
segundo a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade, é uma situação preocupante já que todas as regiões estão enfrentando uma alta nos números de internados ao mesmo tempo o que resulta numa fila de espera em todo o estado por leitos. “Quando a situação estava grave na região Norte, o Cariri estava mais tranquilo, por exemplo. Com a pandemia forte em todas as regiões, estamos com pessoas em filas, esperando vaga na UTI”, detalha.
Diante da urgência algumas unidades como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais estão sendo readequados para atender os pacientes mais graves.
“Os leitos estão com respiradores, os capacetes Elmo chegaram e foram distribuídos para os hopitais polo e evitar que evolua para uma intubação. É todo um esforço”, afrimou Sayonara Cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o Ceará já conta com mais de 200 novos leitos de UTI através de hospitais de campanha com dois já montados no interior, dois em Quixeramobim e Sobral, ampliando com mais 40 e 39 vagas, respectivamente.
Os números na macrorregião de Sobral são similares a quantidade de internados na macrorregião do Cariri que possui outras quatro unidades lotadas. O Instituto Madre Tereza de Apoio à Vida (10 leitos), em Brejo Santo; o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (10), em Barbalha; o Hospital Regional do Cariri (35) e o Hospital Maternidade São Francisco de Assis (10), em Crato. Na macrorregião do Litoral Leste/Jaguaribe todas as 10 vagas de UTI disponíveis no Hospital São Raimundo, em Limoeiro do Norte, estão preenchidas. Já no Sertão Central, a ocupação de UTIs adultas chega a 92,73%.



