Sobral (CE) é a cidade onde a educação não para
Mesmo em tempo de pandemia, a cidade de Sobral (CE) continua surpreendendo quando o tema é educação. Na primeira semana de dezembro a rede pública de ensino fundamental 1 e 2 fará o lançamento do novo currículo de Ciências- alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)- e que começa a ser aplicado em todas escolas da rede a partir do próximo ano. Também serão inaugurados mais oito laboratórios Fablearn para os estudantes aprenderem a fazer Ciência, todos estruturados pela prefeitura de Sobral em parceria com o Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Columbia, e a Fundação Lemann.
O novo currículo é baseado na metodologia FabLearn (educação mão na massa), idealizado e coordenado em 22 países pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia e diretor do TLTL. Por dois anos o currículo foi implementado em duas escolas-piloto de Sobral e foi sendo ajustado em parceria com os professores da rede e a participação dos alunos.
Segundo Blikstein, foram trabalhados três eixos paralelos para a elaboração do currículo de Ciências. O primeiro foi adotar níveis diferentes para escolas com realidades distintas. “É comum municípios e estados brasileiros nivelarem seus currículos pela escola menos favorecida da rede. Não faz sentido em um País tão grande, fazer uma única nivelação”, explica.
O segundo eixo foi a formação do professor. “As escolas de Sobral que terão laboratório FabLearn precisam de professores que saibam utilizá-los. Esses professores estão em constante formação com especialistas na área. Não é um currículo que está caindo de paraquedas. Foi construído em parceria com os docentes”, destaca.
O terceiro eixo envolveu a participação dos alunos. “Fizemos uma série de oficinas para ouvir dos estudantes que tema eles gostariam de aprimorar. Em um primeiro momento, o aquecimento global é o que os intriga. É importante ter um canal de escuta com os alunos com regularidade. O currículo tem de ser ágil e conectado com o mundo atual. Os alunos de Sobral não vão aprender sobre ciências. Eles aprenderão a fazer ciências”, diz o professor da Universidade de Columbia.
Desde 2015 o município de Sobral figura entre os primeiros lugares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. A educação é amplamente elogiada pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em suas publicações, destacando que, em 2005, o município cearense ocupava a 1366º lugar nacional no Ideb. Dez anos depois, alcançou o primeiro lugar e até hoje está entre as melhores redes públicas de educação do Brasil.
Cecilia Galvão/Jornalista/diretora +55 11 3722.1164/ +55 11 97654.2027 / cecilia@cgceducacao.com.br / cgceducacao.com.br