Sobral não registra mortes por covid-19 desde agosto

0
ARCO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
A última morte por Covid-19 no município de Sobral, foi registrada há quase dois meses, em 5 de agosto deste ano. Um segundo óbito, ocorrido no dia 21 do mesmo mês, está em investigação de endereço, de acordo com informações da Secretaria da Saúde do município, para apurar se a pessoa que morreu é residente de Sobral. O registro, no entanto, já está confirmado no sistema do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), como óbito de um sobralense.
O mês de setembro seguiu sem mortes decorrentes de complicações por covid-19. Já em agosto foram contabilizados seis óbitos pela doença na cidade e o número total de sobralenses que morreram por Covid-19 totalizou 737 mortes. Porém nem sempre o óbito é informado no dia que aconteceu, informa a Secretaria de Saúde da cidade. “Antes de informar confirmamos com os resultados de exames, se realmente é de Sobral”, afirma o órgão. Contudo, os seis óbitos informados pela Prefeitura incluem a morte que está em investigação, conforme dados do IntegraSUS.
Entre os meses de março e abril deste ano, Sobral chegou a contabilizar 12 mortes em apenas um dia sendo este o periodo mais crítico da pandemia para a cidade. Considerando todo o tempo da crise na saúde, desde março de 2020, a média de mortes diárias é de 3,51 episódios. A maior parte das vítimas tinha 70 anos ou mais e quase metade delas tinha alguma comorbidade.
Atualmente a rede hospitalar do município registrou na última quarta-feira (6) ocupação de 25% nos 40 leitos ativos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29,49% nas 34 enfermarias ativas. No dia 27 de março, o município chegou a ter 174 leitos ativos e ocupação de 97,58%. Nesse período, as taxas chegaram a bater a lotação máxima em pelo menos quatro dias, de acordo com dados do IntegraSUS.
Ainda segundo o vacinômetro disponibilizado pela Prefeitura de Sobral, 79,9% dos sobralenses receberam já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 67,5% completou o esquema vacinal, ou seja, já recebeu as duas doses ou o imunizante de dose única. Ao todo, 274.729 doses foram aplicadas na cidade.
Como em todo o Estado, a população está sendo vacinada desde o fim da janeiro. A imunização teve início pelos profissionais da saúde e idosos, seguidos dos demais grupo prioritários. A vacinação do público geral no município teve início no dia 5 de junho. Já os adolescentes da cidade começaram a ser vacinados em 26 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *