02

“NA VIDA VOCÊ PODE TER RESULTADOS OU DESCULPAS”
(anônimo)

MINHAS HISTÓRIAS…
BELCHIOR, POR ELE MESMO…

Em fevereiro de 2001 o Partido da Causa Operária fez uma entrevista com um dos maiores ídolos dos seus militantes. Foi publicada na edição N° 7 da revista JORNAL JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA. Dois primeiros tópicos da entrevista: JJR: Conte-nos um pouco da sua vida…
BELCHIOR: Nasci em SOBRAL, uma cidade histórica ao norte do CEARÁ, recentemente tombada. Foi lá que passei minha infância e adolescência. Sou de uma família nordestina típica, 23 irmãos em casa. Foi em SOBRAL que nasceu o meu gosto pela música. Meu avô tocava um pouco de sax e flauta, minha mãe cantava no coro de Igreja do MENINO DEUS e a cidade tinha diversas bandas de músicas. A música da igreja era muito freqüente, havia uma rádio e um serviço de auto-falante constante. Tudo de interessante na minha vida pode e deve ser referido ao meu primeiro momento em SOBRAL. Lá, estudei em colégio de padres e ganhei uma bolsa de estudo que era única para todo o estado. Em FORTALEZA, fiz um curso de Filosofia que, só mais tarde, ganharia status de universitário. Portanto, sou cursado, mas não diplomado. Depois, fiz mais quatro anos de medicina, na Universidade Federal do CEARÁ. Na verdade, peguei seis anos de universidade, saí em quatro por bom comportamento, cumprindo dois terços da pena. Cheguei a entrar num mosteiro, não para ser padre, evidentemente, mas porque lá podia estudar música, filosofia e usar o latim que havia aprendido no colégio. De alguma forma, a figura de FRANCISCO DE ASSIS me atraía…mas não mais do que isso. Foi neste mosteiro que fiz o curso de filosofia. Depois disso, fiz vestibular para medicina e também lecionei alfabetização para adultos e biologia em cursinhos de FORTALEZA.
JJR: Você já cantava nesta época?
BELCHIOR: Não. Nesse tempo eu fazia música, mas não me apresentava como compositor. Só depois que entrei para a universidade, onde o movimento estudantil era mais organizado, é que tive uma oportunidade maior de integrar a parte cultural no ambiente universitário.

MINHAS MÚSICAS…
WBABY, CAN I HOLD YOU ? – TRACY CHAPMAN 1988 As frases do mais poderoso mantra – (HO’OPONOPONO – SINTO MUITO! PERDOE-ME! SOU GRATO! EU TE AMO!) foram empregadas nesta composição por TRACY CHAPMAN. No momento em que o mundo inteiro questiona o racismo, em bom tempo recordar esta música da artista negra norte americana que nasceu em CLEVELAND, OHIO-EUA. Ganhadora de 4 prêmios GRAMMY AWARDS, ficou mundialmente famosa por outras duas canções: FAST CAR e GIVE ME ONE REASON. Aos 57 anos, TRACY CHAPMAN vive em CHICO, cidade universitária da CALIFÓRNIA, cercanias de LOS ANGELES, onde mora a minha filha caçula, DINA CATHERINE.

MINHAS FRASES…
FAMÍLIA quer dizer nunca abandonar ou esquecer. Quem não é capaz de viver feliz numa FAMÍLIA, não será feliz vivendo sozinho.

(Padre LUCAS MOREIRA, Pároco da Igreja de SÃO JOSÉ, Bairro do Sumaré, SOBRAL-CEARÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *