Sobral se despede de Monsenhor Gonçalo, pároco emérito da Sé Catedral

0
missa com Dom Vasconcelos (9)

O 4º Domingo da Quaresma, celebrado no último dia 30 de março, foi diferente na Catedral da Sé. Antes para anunciar com alegria as grandes celebrações solenes, sobretudo, a Festa da Imaculada Conceição, padroeira desta centenária diocese, desta vez o sino deu leves batidas anunciando a chegada do corpo de Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, pároco emérito desta paróquia.
Padre Berg, cura da Catedral e Pároco da Paróquia da Sé presidiu a Santa Missa com Exéquias às 16h. Já a noite, às 18h30, a Missa foi presidida por Padre Ítalo Arcanjo, quase-pároco da Quase-Paróquia da Divina Misericórdia e ecônomo da Cúria Diocesana, acompanhado dos padres: Denilson de Sousa, vigário episcopal da Região Sede e reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II; e Padre Bosco Linhares, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Reriutaba. O serviço do altar foi auxiliado pelo diácono Cândido Aguiar.
Padre Denilson proferiu a homilia e ressaltou que o presbítero deixa um legado de amor, fé e dedicação, que continuará inspirando a todos. Após a Santa Missa, o funeral prosseguiu durante toda a noite na Sé Catedral, onde foi possível o povo sobralense despedir-se do sacerdote.
Na segunda-feira, 31, às 9h, Dom Vasconcelos presidiu a Santa Missa de Exéquias acompanhado do clero sobralense, presbíteros da Diocese de Crateús e Arquidiocese de Fortaleza. A celebração contou com a presença de religiosas, seminaristas, autoridades civis, familiares, amigos, ex-paroquianos, ex-alunos e toda a comunidade de fé.
Em homilia, Dom Vasconcelos relembrou a missão de Monsenhor Gonçalo nesta diocese e o quanto ele foi querido e amado, sobretudo pelo clero de Sobral. “Quando cheguei aqui, há 10 anos atrás, Padre Gonçalo era vigário geral e assim o mantive por um tempo. Nas reuniões do conselho presbiteral, ele sempre fazia suas colocações com muita firmeza e sinceridade, e mantinha o respeito e atenção dos irmãos padres”, disse.
“Hoje nos despedimos dessa figura emblemática para essa diocese. Filho de Poranga, na Diocese de Crateús, ele pôde escolher entre Crateús e Sobral na época que a Diocese de Crateús foi desmembrada deste território, e ele escolheu essa diocese na qual ele nutria um grande amor”, relembrou o bispo.
A celebração foi um momento repleto de emoção, marcado pela gratidão e reconhecimento pela vida e missão de Padre Gonçalo. Após a Santa Missa, o cortejo seguiu para o Cemitério Jardim Eterno, onde ocorreu o sepultamento. Em um momento oportuno, o corpo será transladado para a Catedral.
Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, pároco emérito da Paróquia da Sé, faleceu aos 89 anos no último domingo, 30 de março, deixando um exemplo de fé, dedicação e serviço à Igreja e à comunidade sobralense.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *