SE VOCÊ NÃO MATAR UM LEÃO POR DIA…
AMANHÃ SERÃO DOIS !! (autor desconhecido)

MINHAS HISTÓRIAS…
DOM JOSÉ E A BOTIJA DA IGREJA DO MENINO DEUS


DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA é a maior história da história de SOBRAL. O respeito desta terra tão católica ao seu mais ilustre filho e maior benfeitor ainda permanece. DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA completou na última sexta-feira, 25, 61 anos do seu falecimento, ocorrido às 9 e meia da noite daquele dia, no ano de 1959. O Bispo Conde de SOBRAL era um homem irrequieto, com um espírito bem avançado para a sua época. Foi de sua capacidade idealizadora e realizadora que nasceram as principais instituições de SOBRAL. Vivas e impulsionadoras do progresso social da nossa terra, mesmo nos tempos atuais, quase um século depois: SEMINÁRIO DA BETÂNIA, fase embrionária da UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA), SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, COLÉGIOS SOBRALENSE e SANT’ANA, MUSEU DIOCESANO, PATRONATO IMACULADA CONCEIÇÃO e o ABRIGO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Ordenou-se sacerdote em ROMA, aos 23 anos de idade, depois de se formar em FILOSOFIA e TEOLOGIA na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE GREGORIANA, na capital italiana. Em 1908, foi nomeado vigário de SOBRAL, assumindo anos mais tarde o posto de Primeiro Bispo de sua cidade natal, depois de ser o segundo bispo da cidade mineira de UBERABA-MG.
Em um de seus livros 📚 o Jornalista Lustosa da Costa conta que um auxiliar de DOM JOSÉ vivia lhe falando que sonhava sempre com uma botija, enterrada sob o altar da Igreja do MENINO DEUS. De tanto o homem insistir e no afã de amealhar mais um dinheirinho para as obras que transformariam nossa SOBRAL, o Bispo Conde reuniu alguns homens de confiança, trancou a igreja e meia-noite escavaram boa parte do local indicado, em busca da tal botija. Lenda ou verdade, conta o escritor que só foram encontradas ossadas humanas sob o altar sagrado, onde em tempos passados o local abrigava um cemitério.

MINHAS MÚSICAS…


SOLIDÃO – NÚBIA LAFAYETTE 1961 Do ponto de vista da mulher que perdeu o marido por viuvez ou pela separação, SOLIDÃO é a música mais bonita e ao mesmo tempo mais triste da nossa MPB. Quando dirigia a FM PARAÍSO uma senhora me ligou para agradecer por colocar uma música tão antiga pra tocar. Recordava o marido que muitos anos atrás havia desaparecido e a música lhe dava esperanças de um dia ele voltar.
Considerada o NELSON GONÇALVES de saia, nascida em AÇU-RN, aos 3 anos de idade NÚBIA LAFAYETTE foi com a família morar no RIO. Começou a carreira imitando DALVA DE OLIVEIRA. Cantava na boate CAVE, quando foi descoberta, em 1960, pelo genial compositor ADELINO MOREIRA. Pediu para ela gravar DEVOLVI e os sucessos se multiplicaram: CASA E COMIDA, ESTA NOITE EU QUERIA QUE O MUNDO ACABASSE, SERIA TÃO DIFERENTE, FRACASSO, LAMA, etc. Casada com um empresário do ramo de pedras decorativas, que havia lhe contratado para um show, IDENILDE ARAÚJO ALVES DA COSTA morava em MARICÁ, litoral fluminense, quando sofreu um AVC hemorrágico e morreu aos 70 anos, em 2007.

MINHAS FRASES… PARA TODOS OS MALES, HÁ DOIS REMÉDIOS: O TEMPO E O SILÊNCIO. (ALEXANDRE DUMAS)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *