Sobral, Sobral
OS OPOSTOS ESTRESSAM UM AO OUTRO. SÓ OS DISPOSTOS SE ATRAEM !! (AUTORIA DESCONHECIDA)
MINHAS HISTÓRIAS: A melhor história de NELSON MANDELA…
Depois de me tornar presidente, pedi à minha escolta para almoçar num restaurante simples. Nós nos sentamos e cada um de nós pediu o que quis.
Na mesa da frente, estava um homem esperando ser atendido. Quando foi servido, eu disse a um dos meus soldados: vá pedir a esse senhor que se junte a nós. O soldado foi e lhe transmitiu meu convite. O homem se levantou, pegou seu prato e sentou-se bem ao meu lado.
Enquanto comia as mãos dele tremiam constantemente. E não levantava a cabeça de sua comida. Quando terminamos, despediu-se de mim sem olhar para mim. Apertei-lhe a mão e ele foi embora.
O soldado me comentou:
— Madiba, aquele homem devia estar muito doente, pois as mãos dele não paravam de tremer enquanto comia.
— Não, de jeito nenhum! A razão do seu tremor é outra.
Então eu lhes disse:
— Aquele homem era o guardião da prisão onde eu estava. Depois que ele me torturava, eu gritava e chorava pedindo um pouco de água e ele vinha, me humilhava, ria de mim e ao invés de me dar água, mijava na minha cabeça.
Estava doente, estava assustado. Esperava que eu, agora presidente da ÁFRICA DO SUL, mandasse prendê-lo e lhe fizesse o mesmo que ele me fez. Mas eu não sou assim, essa conduta não faz parte do meu caráter, nem da minha ética nem da minha índole.
E para finalizar:
— ′′As mentes que procuram vingança destroem os Estados, enquanto as que buscam a reconciliação constroem nações. Ao sair pela porta da prisão para a minha liberdade, sabia que, se não deixasse lá toda a raiva, ódio e ressentimento, continuaria sendo prisioneiro.”
(NELSON MANDELA) 1918-2013, advogado, ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, PRÊMIO NOBEL DA PAZ (1993) e o maior ídolo da ÁFRICA NEGRA.
MINHAS MÚSICAS…
CANTEIROS – FAGNER 1973. A música mais bonita de FAGNER e a que causou a maior celeuma na história da MPB. O LP de FAGNER com CANTEIROS foi retirado de circulação. A música proibida de ser tocada nas rádios. As filhas da poetisa CECILIA MEIRELES entraram na justiça acusando o artista cearense de plágio. De fato, FAGNER fez a citação de uma estrofe de oito versos do poema A MARCHA. Depois de um acerto financeiro com as herdeiras e a inclusão do nome de CECÍLIA MEIRELES na faixa, a música foi liberada, quatro anos depois. FAGNER também presta em CANTEIROS uma homenagem a ÁGUAS DE MARÇO (1972) de TOM JOBIM (É pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco, é um pouco sozinho…) e ao seu maior parceiro, o sobralense BELCHIOR, cantando com sua voz tremida uma estrofe inteira da música NA HORA DO ALMOÇO (composta em 1973 e lançada em 1974):
“Ainda sou bem moço pra tanta tristeza, deixemos de coisa e cuidemos da vida. Pois senão chega a morte ou coisa parecida…”
MINHAS FRASES…
O MARTELO – SABE ADMITIR OS SEUS ERROS. TEM UM LADO PARA PREGAR E OUTRO PRA TIRAR OS PREGOS!!