Sobral, Sobral
“NUNCA COLOQUE A CHAVE DA SUA VIDA NO BOLSO DE OUTRA PESSOA” (autor desconhecido)
MINHAS HISTÓRIAS
NELSON GONÇALVES FEZ SERENATA EM SOBRAL
O cantor NELSON GONÇALVES veio pela vez primeira à cidade de SOBRAL trazido pelo empresário MANOEL DA FROTA CARNEIRO (MANÉIS). No auge da fama, cantou na festa de 15 anos da sua primogênita, MARIA DA CONCEIÇÃO. Um dia conto aqui a artimanha que Seu MANÉIS usou para convencer o maior cantor do BRASIL a desmarcar um show previsto para o CRATO e vir se apresentar na sua mansão, ali na BOULEVARD DO ARCO, imóvel atualmente alugado pela família ao curso de idiomas YAZIGI. Hoje eu gostaria de relatar um caso acontecido naquela mesma noite, em novembro de 1963, depois da festa dos 15 anos de CONCEIÇÃO. O astro NELSON GONÇALVES, que tinha SOBRAL no seu sobrenome, demonstrou curiosidade em conhecer nossa cidade. Talvez por isso tenha aceitado convite formulado pelo jovem ARNAUD CAVALCANTE para ir até a famosa Praça da Ema (Praça do SÃO JOÃO). Antes ele recusara um passeio de VESPA (uma motoneta muito em voga na época). Foram a pé mesmo e se sentaram num dos bancos (onde está a estátua do nosso BELCHIOR). E, já na madrugada, atendendo aos apelos de ARNAUD e seu amigo FELIZARDO GATA VEIA, foi até a casa da sua noiva, ALOMA FEIJÃO, e fez uma serenata pra ela. ALOMA morava a uma quadra de distância, na rua MAESTRO JOSÉ PEDRO, quase esquina com a PRAÇA DO SIEBRA (PRAÇA DUQUE DE CAXIAS OU PRAÇA DO BOSQUE). Segundo ARNAUD, NELSON GONÇALVES “cantarolou duas músicas, só no gogó”. Uma delas, a consagrada EU SEI QUE VOU TE AMAR. Com esta história, rendemos nossa homenagem a ARNAUD CAVALCANTE e à sua esposa D. ALOMA, que partiu para a pátria celestial na última terça-feira, dia primeiro de setembro.
NELSON GONÇALVES, no auge de sua carreira, fez serenata para ALOMA, a pedido do noivo ARNAUD CAVALCANTE.
MINHAS MÚSICAS…
DEUSA DO ASFALTO – NELSON GONÇALVES 1959. Esta era a música favorita e pela qual o cantor NELSON GONÇALVES gostaria de ser lembrado. A composição de autoria do português ADELINO MOREIRA, responsável pelas principais músicas do repertório do cantor da boemia, como A FLOR DO MEU BAIRRO, A VOLTA DO BOÊMIO, MEU VÍCIO É VOCÊ (BONECA DE TRAPO), NEGUE, FANTOCHE, FICA COMIGO ESTA NOITE, etc. Filho de pais portugueses, ANTÔNIO GONÇALVES SOBRAL nasceu na cidade gaúcha de SANTANA DO LIVRAMENTO. Com apenas 8 dias, foi com a família morar em SÃO PAULO. O curioso é que ele era gago e seu pai o obrigava a cantar nas feiras, enquanto tocava violino. Chamavam o pequeno cantor de ANTONICO, porém logo recebeu o apelido de METRALHA. Quem sabe por ter SOBRAL no seu sobrenome, NELSON tinha especial simpatia por nossa cidade e sempre dava um jeitinho de vir aqui. Após os shows, andava pelas ruas, bebia e cantava nos bares aonde era levado. Faleceu no RIO DE JANEIRO, em 1998, aos 79 anos, com a fama de maior ídolo da MPB, atrás apenas do Rei ROBERTO CARLOS.
As três emissoras de rádios de SOBRAL na décadas de 60 e 70 (TUPINAMBÁ, IRACEMA e EDUCADORA) mantinham programas exclusivos com NELSON GONÇALVES
MINHAS FRASES… “Quem fala a verdade está sujeito a perseguição” (Jesus Cristo)