Tipos de Monarquia
A monarquia surgiu na Idade Média. O rei ou imperador, rainha ou imperatriz tinha o poder absoluto em todas as decisões do país e só saía do poder quando morria. Assim, o filho ou a filha mais velho(a) assumia o trono. Portanto, o cargo era hereditário. Não havia uma constituição à qual o rei ou a rainha devia se submeter, sendo as suas ordens uma vontade inquestionável. É a forma de governo mais antiga da Terra.
“Apesar de ser a forma de governo em vigor mais antiga do mundo, a monarquia está em decadência. A partir de 1800, as monarquias absolutas passaram a ser abolidas em diversos países. Isto pela influência da Revolução Francesa e também das Guerras Napoleônicas, que enfraqueceram este tipo de governo.
Porém, o sistema monárquico entrou efetivamente em decadência após a Primeira Guerra Mundial, que levou ao fim os impérios Russo, Alemão e Austro-Húngaro”. (Emerson Machado).
Monarquia Parlamentar ou Constitucional
Depois da monarquia absolutista surgiu a parlamentar ou constitucional. Nesta monarquia o rei ou rainha não têm poderes sobre o governo, sendo apenas uma figura política. Ele está abaixo dos poderes Executivo, legislativo e Judiciário. Portanto, o rei tem que respeitá-los. Existe a figura do primeiro-ministro que é eleito democraticamente pelo povo e é quem comanda o governo. O rei reina, mas não governa. A Constituição deve ser emanada pelo povo. Este é quem define as regras a que a sociedade deve se submeter e devem ser a base para o governo.
Monarquia Religiosa
Os egípcios e os astecas tinham como forma de governo a monarquia religiosa, que é a monarquia mais antiga do mundo. Eles acreditavam que o monarca tinha um poder divino escolhido por seres superiores para exercer a função, tendo um poder ilimitado.
Monarquia Feudal
Na Idade Média era comum a monarquia feudal. Como as invasões e guerras eram freqüentes, havia a necessidade de se ter uma pessoa com muito poder. No entanto o poder do monarca não era ilimitado. O rei para exercer o poder devia entrar em acordo com os senhores feudais, que tinham o controle das terras e dos indivíduos. O rei exercia o poder sobre a vontade dos senhores feudais.
Monarquia Eletiva
Na monarquia eletiva quem escolhe o monarca é um conselho. Surgiu na Idade Média. Os reis eletivos eram selecionados por príncipes e outros membros de alto escalão da corte. O Papa é um monarca eletivo através de uma votação no Conclave, realizado pelo Colégio dos Cardeais. Hoje, são poucas as monarquias eletivas. Dentre todas podemos citar Bélgica, Butão, Dinamarca, Espanha, Japão, Mônaco, etc. Nessa monarquia todos têm o direito de ficar no poder até morrer.
“De acordo com as regras estabelecidas por cada país, a sucessão do monarca pode ser hereditária ou eletiva. Um exemplo de monarquia hereditária é a do Japão. Já o Vaticano possui uma monarquia eletiva”. (Emerson Machado).
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).