Um testemunho de amor e dedicação à Igreja

No último dia 30 de março, a Diocese de Sobral recebeu a notícia do falecimento de um dos mais importantes membros de seu clero, Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes. Padre Gonçalo, como era conhecido, dedicou sua vida em um serviço generoso e incansável à diocese. Como sacerdote e educador, deixou sua marca na cidade de Sobral como uma figura de destaque nos âmbitos eclesial e social.
89 anos de vida, 62 de ministério presbiteral. Ingressou no antigo Seminário da Betânia aos 13 anos, vindo de Poranga, à época ainda pertencente ao município de Ipueiras. Foi formado por Dom José Tupinambá da Frota, de quem guardava muitas recordações e ensinamentos. Logo nos primeiros anos de seminário, passou pela irreparável dor de perder sua mãe. Mas isso não o fez desanimar na vocação. Continuou os estudos no Seminário da Betânia e, posteriormente, no Seminário da Prainha, em Fortaleza.
Foi ordenado por Dom João José da Mota e Albuquerque, no dia 06 de janeiro de 1963, em sua terra natal. Desde cedo, o amor às letras e o destaque acadêmico o conduziram ao exercício do magistério, missão compartilhada com seu sacerdócio. Foi vigário cooperador de Acaraú, de 1963 a 1964, pároco de Aracatiaçu, de 1964 a 1976, e pároco da Paróquia da Sé, de 1976 a 2012.
Muitas são as características que se podem destacar de sua personalidade tão marcante, de sua voz tão grave, de sua oratória tão solene, de seu português impecável, de sua facilidade em tecer relações e construir amizades. De fato, Padre Gonçalo deixa um vazio no clero de Sobral por ser uma figura diplomática e conciliadora, sempre disposto a escutar e a propor soluções para os inúmeros desafios que apareciam.
Certamente, seu nome ficará gravado na história da educação sobralense por ter sido um renomado professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diretor do Centro de Letras e Artes da referida universidade e professor da Escola Estadual Dom José Tupinambá da Frota. Participou na formação de inúmeras gerações de estudantes que sempre se recordam daquele professor zeloso e responsável na arte do magistério.
Outro grande destaque de seu ministério foi a promoção vocacional e o acompanhamento pessoal que prestava a cada seminarista da diocese. Fazia visitas semanais ao seminário, e sempre indagava os seminaristas sobre a vida acadêmica, a vivência comunitária e a vida de oração. Conhecia bem os dons, talentos e habilidades de cada seminarista. Na formação presbiteral, Padre Gonçalo foi um grande colaborador com sua vasta experiência de serviço à Igreja e ao povo de Deus.
Tudo isso, aqui brevemente citado nestas linhas, representa apenas um pouco do muito que foi Padre Gonçalo. Sua vida, seu ministério, sua missão, seu carisma de pastor e de amigo continuarão testemunhando sua grandeza humana e espiritual para quem o conheceu. Que Deus seja louvado por tudo o que ele viveu e ensinou. A esperança cristã anima aqueles que ficam, guiados pelos testemunhos vivos da bondade divina entre nós.



