Uma cidade chamada Becco do Cotovelo

0

Por Francisco Anastácio Aragão Prado

Vagar pelo Becco e não respirar popularidade nos seus quatro cantos, é mesmo deixar de ver a vida corriqueira de um povo bom e ordeiro que induz amizade e amor por seu torrão natal amado e cantado em verso e prosa no hoje.

É bom ser amigo do Becco e de sua conversa no dia a dia, a partir da sua vida nos seus bate papos, nos cafés e em seu calçadão. Malandro é malandro Mané é Mané, como diz o ditado por lá tão corriqueiro do amigo CHAGUINHA.
Há mais de cem anos por lá se fazem estórias e a história viva de um povo diferente e amado em todo estado do Ceará. É como diz seu povo é o termômetro do coração de uma princesa.
Por lá vagueiam políticos, intelectuais, poetas, mulheres e homens de boa vontade. É canteiro central de conversas vivas de toda uma cidade que dorme e acorda com as suas boas novas.
Os jornais e revistas fazem suas festas com notas informativas neste corredor cultural e moderno, o local mais democrático da região norte em forma de informar. É a sala de visita viva e popular de um povo que marca história com fé e tradição .É uma universidade aberta como já disse um poeta do nosso quotidiano.
Falar em Sobralidade e não contemplar o Becco como uma obra prima de um povo, é deixar de reconhecer a sua história da arte e cultura tão popular a toda prova. O Becco é uma artéria do coração do Sobralense, é uma fonte de desejos de bem querer e amar este pedaço da cidade
A história do Becco do Cotovelo se confunde com o povo que transita 24 horas fazendo sua vida marcante no calendário de uma rua nobre e diferente por todos os sentidos. É uma casa de sonhos, caminhos de conversas, fatos e fotos e boatos de uma história viva e tão secular.
O Becco é a sala de visita do povo de Sobral a rua maior dos contos, o jornal aberto da nossa cidade, um ponto de encontro e desencontros É uma casa viva de sonhos e conversas afiadas de fazer estórias e historia do nosso povo.
Por lá existe uma associação, um programa de rádio ao vivo há décadas, um livro de presença de visitantes importantes e sua coluna da fama no famoso Café Jaibaras e um prefeito eleito há anos com o voto amigo, Expedito Vasconcelos. A figura do Zé Bocão por lá marca ponto e com o espelho que mostra o fofoqueiro do dia com o tal óculos comunitário à vista no seu mural.
Já visitaram este espaço coração de Sobral: Presidente da República, senadores, deputados, governadores, ministros, bispos, padres, e até a escritora consagrada Raquel de Queirós, com artistas da Rede Globo de Televisão do país ao vivo e a cores e por lá fazendo história política nacional neste nosso corredor da democracia.
As festas comemorativas e homenagens são feitas ao vivo no programa do radialista IVAN FROTA, com aval do Centro Cultural Dom José e da AABC com apoio popular aos sábados na cidade com grande aceitabilidade popular.
Os amigos mais populares fizeram por lá suas estórias no dia a dia (HOMEM É HOMEM, POETA DARLEY) e outras figuras marcantes da história secular do nosso espaço coração tão amado. É reconhecida pelo seu povo a toda prova.
Hoje na comemoração de 177 anos de sua fundação seus amigos mais sinceros fazem esta festa de confraternização histórica na cidade. É o preito de reconhecimento e amor a este espaço vida, coração pulsante da nossa história viva há mais de cem anos batendo na calada do tempo e a marcar a história de vidas de um povo culto e amigo que respira amor, paz em sua terra mãe.
o seu hino teve como seus compositores os caros amigos, poeta thomas de lima (in memoram) expedito vasconcelos e o poetinha do becco, dr. chico prado.

BECCO DO COTOVELO
Letra: Poeta Thomas de Lima
Música: Poeta Dr. Chico Prado

O NOSSO CORPO POSSUI
UM ÓRGÃO EMOCIONAL
ESTE ÓRGÃO É O CORAÇÃO
ONDE TUDO É NATURAL
E O BECCO DO COTOVELO
É O CORAÇÃO DE SOBRAL.

POR ESTA ARTÉRIA GRAVITAM
AS NOVIDADES DO DIA
O PADRE, O MÉDICO, O POLÍTICO
FALAM DE SUAS TEORIAS
MALANDROS DERRAMAM GÍRIAS
POETAS FAZEM POESIAS.

HÁ CAMBISTAS, HÁ LIVREIROS
DISCOS, REVISTAS, JORNAIS,
CAFÉ QUE NEM O JAIBARAS,
LANCHONETES SOCIAIS
TEM MAIS COISAS E MAIS RIQUEZA,
ESTE BECCO É BOM DEMAIS.

NO BECCO EXISTE DE TUDO
PARA A PLEBE E O ESCOL
CABELEIREIRO, ENGRAXATE
PAPO, CONVERSA, FAROL
ONDE A VIDA ESTÁ PRESENTE
DO NASCER AO PÔR DO SOL.

ESTRIBILHO
COMO DIZIA O POETA ZÉ THOMAS
ZÉ THOMAS, ESTE BECCO, ESTE BECCO
ESTE BECCO É BOM DEMAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *