Uma saída para acabar com a evasão escolar na escola pública
Vamos apresentar aqui um projeto que vai contribuir para acabar com a evasão escolar na escola pública. Sabemos que os pais de alunos da escola pública andam pouquíssimo na instituição onde seus filhos estudam.
A escola pública há muito tempo está necessitando do apoio dos pais para desenvolver e fortalecer no aluno-filho a responsabilidade, a maturidade, a amizade e a confiabilidade, necessárias todas, par o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do sujeito em questão.
A grande maioria dos pais dá a responsabilidade da educação de seus filhos somente à escola. Só a escola sabe educar, eles não. Para eles a escola é a mola mestra, é a palavra única e firme na vida de seus filhos, apesar da palavra final, em certas situações, ser a deles.
Esta é uma compreensão errônea que os pais têm da responsabilidade deles na educação dos seus filhos, deixando assim, todo o processo de educação a cargo da escola. Os pais têm um certo “descompromisso inconsciente” com a educação do filho, como se bastasse o filho freqüentar a escola e estaria resolvido e acabado.
Faz-se necessário, portanto, que a escola mostre aos pais o dever que eles têm de acompanhar seus filhos nas atividades escolares. Mesmo que os pais não possam ajudar nas tarefas escolares de casa, por não compreenderem o assunto ou por qualquer outro motivo, devem cobrar dos filhos a realização delas, monitorá-los diariamente para se tornar um hábito necessário, natural, espontâneo e agradável, formando assim, um elo educacional entre os professores e os pais, entre a escola e a família.
Para isso, propõe-se a implantação do “Projeto Noite com os Pais”, onde a cada bimestre os professores terão um encontro com os pais para ouvir, debater, esclarecer, tirar dúvidas, falar sobre assuntos questionáveis da educação tais como: a permanência do aluno na escola, a missão da família dentro da educação, os direitos e deveres da criança e do adolescente, as relações familiares entre pais e filhos, a afetividade familiar e, demais assuntos que são importantes discutirmos, principalmente com os pais dos nossos alunos.
Objetivo Geral
Erradicar com a evasão e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na escola.
Objetivos Específicos
Fixar nos segmentos escolares que a presença dos pais na escola é de extrema necessidade para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do aluno; viabilizar de maneira concreta a frequência constante e a interação dos pais na escola; fortalecer a permanência do aluno na escola, erradicando assim, de uma vez por todas a evasão escolar; envolver os pais como amigos da escola e fazê-los compreender que eles são responsáveis tanto quanto a escola na busca da melhoria de vida de seus filhos.
Metodologia
Na próxima semana continuarei com a apresentação do Projeto Noite com os Pais. Espero contar com você até o final da leitura.
Prof. Salmito Campos (jornalista e radialista).